DEVÍAMOS DESISTIR

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” - Jeremias 29:11

.....

Quem nunca fracassou? Quem nunca viu seus planos ruírem? Quem nunca viu suas esperanças se acabando? Quem nunca pensou que o futuro não seria como sonhado? Como Davi já fomos esquecidos, abatidos, perseguidos, mas uma hora fomos tratados como rei, para logo depois nos vermos novamente sendo desestimulados, desiludidos e em alguns momentos derrotados não pelos nossos inimigos, mas pelo nosso maior inimigo, o nosso EU. No meio do caminho nos encontramos com muitas pessoas medíocres como SIMEI – II Sm 16 -, homens que sempre serão lembrados na história por sua falta de perdão, graça e misericórdia.

Às vezes, choca, chegando a ser colossal o desejo de alguns pelo fracasso de outros, contudo este despreparo só acontece porque não nos preparamos, com isso a nossa inaptidão, incompetência e a falta de iniciativa geraram feudos que hoje controlam nossas vidas, principalmente as nossas risadas, como também o nosso sucesso.

É verdade que poderíamos dizer que o fracasso vem da superestrutura, no entanto seria covardia creditar a Deus a nossa forma patética de viver. Quando o Senhor se dirige a Jeremias, ele não diz: “...eu conheço os teus planos...”, não ele diz: “...sou Eu que conheço OS PLANOS QUE TENHO PARA VOCÊ”. A advertência de Deus é clara neste texto, vocês fazem planos, mas “sou Eu quem conheço os planos que tenho para vocês”. Muitos Simeis surgirão e vocês terão que enfrentá-los, e não adianta alegar que não consegue, é preciso persistir.

Sua iniciativa determinará se vale ou não investir em você, porque, hoje, vocês estão sob o domínio de pessoas doentes, gigantes que não merecem sua atenção, criminosos que não podem ser tratados como coitadinhos – “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – I Pd 5.8

Devíamos desistir, dar um basta, muitos pontos contrários, mas não dá – “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". - Lucas 9:62. Quando olhamos para o Brasil podemos até dizer que o nosso fracasso é coletivo, mas é formidável olhar para o céu e ver que jamais fracassaremos – “Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.

Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus” - 2 Crônicas 20:12-15