Reflexões terríveis? Ou...

Se puderes ler, indo até no final...

Se puder depois você me fale

Voltando a dizer:

Se o tempo retornasse de maneira tal

voltassem os horrores do passado

onde o ser humano visse realmente o mal

parecesse que o bem não fosse conquistado

a felicidade aparentemente nunca mais retornasse

a escravidão, que dilacerava até no fundo da alma

a força do nazismo fosse estraçalhando cada ser

voltasse todos esses indiscutivelmente horrores

até as religiões corrompessem intensamente

tudo que tinham uma bandeira: a bondade

voltassem quase que por unanimidade pra maldade

por causa de tudo isso de ponta a ponta

os povos vivessem mergulhados na tristeza

de canto a canto seres apenas espectros ambulantes

ah! E se todas profecias catastróficas fossem acontecendo

eu não devo jamais de não acreditar no amor.

Mas baseando em que, não deixar de acreditar no amor?

Li algumas entrevistas de pessoas famosas que se denominavam ateus, até mesmo pessoas simpáticas, entre elas cientistas, artistas brasileiros e americanos, indivíduos que conseguem arrastar multidões...

Eles não só intitulavam autênticos ateus e alguns deles na dúvida deixavam nas suas convicções a lógica irreversível de que não existe o sobrenatural. Eu na minha inconcebível ignorância fiquei petrificado, como aquela personagem na Bíblia que virou estátua de sal. Meu cérebro reformulava, indagava:

--- Nossa! Na mente dessas pessoas ateias declaradas, nós os seres humanos simplesmente surgimos por acaso, quaisquer tipos de vidas existem por mera casualidade? Meu Deus! Mas nós não deveríamos ser criaturas importantes, preferidas? Meu cérebro teimava em fazer hipótese, ou formar equações, não sei, parecia que estava tudo complicado. Sentia como se nada valesse a pena. O assunto do ceticismo misturava na minha mente, ajuntou tudo: as confusões generalizadas em nosso Brasil, as maldades do passado que a história nos conta, fazendo com que esse mundo continuasse muito estranho, até mau!

O emaranhado continuava irredutível, o cérebro teimava em informar que as infelicidades tomarão conta dos seres vivos, o mal avançará como uma avalanche, nada é mais forte do que o ódio. Como não bastasse notícias tristes de ônibus incendiados em muitas partes do meu Brasil, até na minha cidade, essas notícias circulavam com velocidade estonteantes. Minha mente indiscriminada ia formulando pergunta:

Há! James Randi você está entre os ateus (o homem que desafiou os paranormais) não acredita em almas de outro mundo, casas mal assombradas, mas tem que ter, James Randi, existe mais coisas entre o Céu e a terra...

Nesse embalo todo minha mente estava num labirinto só. Ouço voz na minha mente:

--- Há! Lourenço, como é que pode não é? Eu quando tinha a sua idade já tinha plenamente convicções formadas de que existe o sobrenatural, as coisas espirituais, meu filho, que ensinei no catecismo por mais de 60 anos... vou te falar umas coisas(...)

Eu mal tive tempo de responder:

--- Há! é você mãe? (ela havia falecido em 2010, e o frio que me deu na espinha) Deixa pra me dizer amanhã durante o dia. (naqueles pensamentos mirabolantes era exatamente 2 horas da madrugada) A madrugada passou e o dia amanheceu lindo. Aquelas coisas de não existir nada após a morte já não me atormentava, se o mal iria tomar conta de tudo também percebia que não tinha possibilidade, pessoas más sabia que existem imensidões, mas:

--- E os homens de fé, de bondade até mesmo indescritíveis que existiram e ainda existem por esse mundo, Billy Gran, que nos seus sermões as multidões ficavam extasiadas, algo do sobrenatural diziam que pairavam no ar, Madre Teresa de Calcutá, com seu amor incondicional era um bálsamo para os enfermos, os Papas dentre eles o nosso carismático e polêmico Papa Francisco, Jorge Mure o Pastor de fé vibrante. Já que estamos misturando as religiões vamos colocar Chico Chavier, Gandhi, Dalai Lama, Irena Sandler. Não tem como citar quantidades imensas de pessoas que espalharam e espalham este sentimento que tem o poder de espalhar felicidades incríveis até em lugares onde parece que só existe trevas.

Porque eu misturei todos aqueles nomes de pessoas até mesmo de religiões diferentes?

Ah! Você pode até me criticar, mas umas das citações que sou fascinado é aquela que diz:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. 3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado[a], se não tiver amor, nada disso me valerá.”