Limpeza interior

O ódio revela, no mínimo, falta de inteligência.

Vamos a um exemplo: se alguém me odiar, o que eu perderei? Nada. O ódio que alguém poderá sentir por mim me faz mal? Somente se eu deixar. Se alguém que me odeia não me agredir fisicamente, essa pessoa e seu ódio não me farão mal algum. Sendo assim, eu não perco o meu tempo odiando ninguém, pois o ódio, além de não ser cristão, faz mal a seu dono, faz mal a quem sente ódio de alguém ou de alguma coisa.

O que eu ganharei se eu odiar alguém ou alguma coisa? Nada. O que eu perderei se eu não odiar alguém ou alguma coisa? Nada. Talvez você pergunte: agora, você vai amar tudo? Eu respondo: não. Eu posso refletir sobre aquilo do qual eu não gosto e posso ser indiferente; posso observar, ficar na postura de observador. Odiar, jamais.

Da mesma forma, ressentimento, mágoa, rancor, raiva, inveja, orgulho só fazem mal a quem tem esses sentimentos. Esses sentimentos revelam falta de inteligência de seu possuidor. Por isso, apesar de ser cheio de defeitos, eu não alimento esses sentimentos em mim. Eu faço limpeza interior diariamente. É necessário ter cuidado com a alma da mesma forma como temos cuidado com o corpo. Devemos tomar, no mínimo, três banhos ao dia. Assim como o corpo necessita de limpeza, a alma também necessita. Sócrates já dizia que cuidar de si é cuidar da alma.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/06/2018
Reeditado em 17/06/2018
Código do texto: T6365743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.