O Amor e o Tempo

O Amor e o Tempo

“Não se afobe, não

Que nada é pra já

O amor não tem pressa

Ele pode esperar em silêncio...”

(Chico Buarque de Holanda, “Futuros Amantes”, 1993)

A perda de um grande amor pode deixar sequelas, temporárias ou duradouras, é verdade, mas também pode ser um aprendizado importante quanto à calibragem dos nossos sentimentos.

"O amor declarado precocemente tal qual o declarado tardiamente, conduz invariavelmente ao mesmo resultado: o primeiro pela imaturidade do sentimento; o segundo pela sua prescrição." [Nota 1]

Devemos sempre nos perguntar: qual é a cadência deste nosso amor? Que ritmo devemos ditar na expressão deste sentimento?

Às vezes as pessoas se amam num andamento diferente, como gostassem de dançar juntas, mas não seguissem o mesmo compasso da música.

Cobranças, ciúme, indiferença e algumas outras manifestações do gênero vão distanciando os pares desta valsa que se deseja que seja síncrona.

Além do mais, existe a possibilidade de que aquele que achávamos que seria o nosso grande amor, talvez fosse apenas um preparatório para um outro ainda maior.

Seja de que jeito for, é importante também ouvir a voz do silêncio, para perceber nas entrelinhas e nas entressafras desse sentimento, que uma boa colheita depende fundamentalmente de uma boa preparação do terreno e também de uma boa semeadura.

Desta forma, recomendo: “Prepara a tua terra com a mesma volúpia dos apaixonados em noite tórrida; semeia o teu terreno com o mesmo entusiasmo dos namorados em noite inaugural; colhe os teus frutos com a mesma gratidão dos amantes em noite de despedida. ” [Nota 1]

Não deve haver pressa, nem afobação na liturgia do amor, apenas a temperança necessária para sorvê-lo plenamente em cada momento que a paixão e o desejo se manifestarem.

Por certo um relacionamento amoroso não é ciência exata, na qual aplicamos valores a determinadas variáveis para se obter um resultado numérico.

Muitas vezes, as esclarecedoras respostas, não estarão, obviamente, numa equação matemática, mas, sim, nas mãos deste que é o senhor da razão: o tempo.

Afinal, transportando agora para este epílogo de texto, os sábios versos da composição do Chico Buarque, que inauguram este singelo ensaio: “Não se afobe, não,/ Que nada é pra já / O amor não tem pressa / Ele pode esperar em silêncio...”

Notas:

[1] Da minha série “Pensamentos que Pensamos”, categoria Pensamentos.

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

...................................................................................................

CONVITE

Caro Leitor:

Se você tem alguma crítica, elogio ou sugestão sobre este texto não deixe de comentá-lo. Sua opinião é muito importante para que eu possa fazê-lo ainda melhor para você.

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 24/06/2018
Reeditado em 30/06/2018
Código do texto: T6372673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.