CRITICA LITERARIA

Euna Britto de Oliveira, espera de mim uma crítica a sua escrita que, na verdade, me ofereci para fazer.

Não, óbviamente, por querer acrescer mais algum trabalho aos que, graças a Deus, já tenho entre mãos, mas sim para poder, realmente, acrescer algumas palavras ás suas.

A sua escrita é de uma aparente simplicidade, e duma maior ainda, também aparente, ingenuidade. Mas enganam-se, aqueles que possam confundir qualquer dessas duas características com falta de profundidade.

É propositiva nos seus enredos, e impositiva na forma com que faz com que adentremos o que pretende. E se, superficialmente, muda frequentes vezes de assunto, fá-lo sempre para outros que, de alguma forma, numa maior profundidade, são correlatos ao primeiro, num regresso sutil e nem sempre óbvio, ao que pretende dizer.

Inamovível nas suas crenças, forte na sua fé, agudamente consciente do Tempo em seu caminhar inexorável, ofereceu-me o seu livro " Trilhos", que tenho vindo a saborear em lentidões deliciadas.

Nele, pode ler-se:

"Passaremos, sim !

E virão outros...

Não passaram outros, e viemos nós?..."

É, amiga, passaremos todos ! Mas até ao fim, carregaremos a beleza das suas palavras. Um beijinho, Euna !