A Literatura na era cibernética: transmidialidade literária

Nós, sobreviventes do século XXI, vivemos em uma era sem precedentes na história da humanidade. Nunca se viu tanta modernidade, rapidez nas informações, todos os tipos de mídias inter-relacionadas, as redes sociais interferindo nas correntes de amizades, o conhecimento fluindo na tela de aparelhos portáteis, a educação virtual, o dinheiro fictício na era das criptomoedas, enfim, uma série de mudanças que alteram quase todas as estâncias sociais: inclusive a Literatura.

Praticamente todas as atividades humanas, inclusive a arte das letras, seja fazendo literatura ou dela fazendo deleite, as novas tecnologias estão lá, marcando presença. Os livros podem ser impressos, mas passaram por sofisticadas máquinas impressoras e programas de computação gráfica. Se não for no aspecto físico, será no conteúdo dos textos. Os autores atuais estão cada vez mais destacando a influência das novas tecnologias na vida das pessoas, seja se posicionando favorável ou questionando-as.

A Literatura e os escritores sempre se preocuparam e se preocupam em destacar os aspectos da sociedade em seu tempo. Dessa forma, seria impossível separar a arte literária da tecnologia informacional que domina as nossas vidas em todos os sentidos na atualidade. As redes sociais, as conversas virtuais, a propaganda, o marketing, os influenciadores digitais, a velocidade da comunicação via internet, tudo isso tem proporcionado uma nova dinâmica na vida dos escritores e dos leitores.

Os livros podem ter maior facilidade de circulação no meio virtual, daí o sucesso dos e-books. Os leitores podem interagir com os autores de forma instantânea, numa interação sincrônica nunca vista antes. Os próprios leitores, compartilhando suas impressões nos grupos de debates e fan pages ou fan fictions, wikis, etc.

Os próprios autores e editoras, explorando o mercado milionário das sagas fantásticas, como Harry Potter, o mundo encantado da Disney. Podemos perceber que há uma transmidialidade muito envolvente, abarcando vários setores, além da literatura tradicional. Um romance pode virar um filme, uma novela na TV, um seriado. Uma saga vira um anime HQ, filme e vice-versa. Parques temáticos ilustrando o mundo encantado das histórias extraordinárias, criadas a partir da invenção de mundos fictícios, mundos paralelos que se tornam realidade na exploração do mercado do turismo.

A Literatura já não é mais a mesma. Fruto dos novos tempos.