Mr. Bean

Mr. Bean é basicamente egoista, sem que a generosidade seja um dote natural seu. O personagem busca incessantemente vantagens para si. Na fila no hospital, ou quando corre para alcançar uma vaga antes de um carro que vinha na frente. Não me esqueço quando na sala de espera do dentista faz tudo, e consegue, tirar a revista em quadrinhos do menino que tambem lá estava. Não exita em fazer qualquer coisa para obter uma mínima vantagem. Não é uma coisa caridosa ou "politicamente correta" com se diz hoje. Apesar de tudo, dessa completa ausência de valores, cristãos ou outros, o personagem logra ser muito cômico. Por que as pessoas acham muito engracada essa atitude que seria essencialmente negativa ? Outro aspecto de Mr. Bean é o simples prazer de obter vantagens em relação a outra pessoa, sem que isso lhe traiga nenhum proveito mais concreto. Quando está na sala de exames e o candidato ao lado põe uma caneta sobre a mesa. Mr. Bean põe duas, três e até vinte, sempre olhando com indisfarçável satisfação para seu companheiro de carteira. Ou no hotel, quando vai ao buffet, e encontra um homem na fila à sua frente que pega um camarão e põe no prato, e Mr. Bean pega três com satisfação; depois o homem pega duas ostras e Mr. Bean cinco. Tudo se transforma em uma cena muito cômica. E depois ainda descobre em pânico que as ostras estão estragadas. Nesse último papel, Mr. Bean não está prejudicando ninguém. É concretamente evidência de que o personagem Mr. Bean é muito infantil, e um adulto infantil é muito engraçado. O personagem é também muito curioso, uma curiosidade aguda, igual a de uma crianca que explora o mundo. Lembro a cena na sala do dentista quando comeva a mexer, com consequências desastrosas, em todos aparelhos. Tudo também muito cômico. Por fim, Mr. Bean é o rei da improvisação. Numerosos exemplos em seus filmes, mas me recordo de uma cena na ceia de Natal quando deve servir vinho branco para três pessoas e descobre que só há um meio copo na garrafa. Completa todos os copos então com vinagre branco e serve assim mesmo. Com também faltam salgadinhos, pega um galho de uma planta, corta em pedaços pequenos, passa no ketchup, e assim serve. Claro está, seus dois convidados só pensam em ir embora o quanto antes. Em conclusão, Mr. Bean é decerto muito divertido, mas não imune a críticas. Difícil decifrar qual é a lição moral do personagem, muito provavelmente uma crítica ao comportamento egoísta e à mentalidade aproveitadora da sociedade contemporânea. Pena que o autor resolveu aposentar o personagem, depois de fazer dois longa-metragens, e transformar seus filmes em desenhos animados, que não podem ser equiparados ao trabalho original.

Ugly
Enviado por Ugly em 09/09/2018
Reeditado em 04/09/2022
Código do texto: T6443867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.