#somostodosIago.

Nas peças de William Shakespeare há um fundamento interessante:o recomendavel é que o palco e os atores estejam perto no público,num tal ponto em que os atores olham cara -a -cara com o público e tudo fica muito próximo e íntimo.

E isso se torna interessante,principalmente quando entra em cena os vilões Shakespereanos.

Outro fator interessante na boa parte dos vilões Shakespereanos é que eles nos levam a tal desventura,e nos tornamos cúmplices nos crimes que eles cometem.

Por que esse sentimento é tão comum e prático?

Os vilões não são agradaveis,e nem doces.Os vilões são retratos de nossos espelhos quebrados,enquanto os heróis Shakespereanos são criaturas tentando domar os próprios demônios(as vezes não conseguem,com o caso do Otelo,Macbeth e Hamlet).Os vilões de Shakespeare são criaturas que já piscaram pro abismo,e por isso eles conversam diretamente com a gente.Eles conversam diretamente com a gente pelo simples fato de que eles são também humanos,bastante humanos,porém completamente desfigurado em certo nível de sensibilidade.

Tem algo nos vilões que nós temos.Como explicar isso?O simples e direto de falar é isso:sempre foi mais fácil ser vilão do que herói.

Sabe,eu sou um romântico,e as vezes tenho medo de falar sobre moral num tal ponto que entra-se em um cenário muito típico nos debates públicos.Quem fala muito sobre moral as vezes tem uma deficiência crônica no repertório.Mas quando falo essa questão de ser vilão e herói,é pelo simples fato de que acho que o mundo de hoje esta cheio de pessoas falando de qualidades que elas não tem.

Shakespeare é clássico por ter essa essência de nos revelar os nossos maiores demônios.Não são obras feitas para que as pessoas se tornam cristãs.Shakesperare lida com o deserto na alma,e o homem com os seus eternos conflitos e cruezas.

Na poesia Shakespereana existe o fogo e as cinzas,e existe o ser humano em sua demasiada situação.Os vilões não fogem no caso,pois como disse antes,eles são humanos e frágeis por essência.

O que se tornaria(no meu ponto de vista) tão emergente as peças de Shakespeare em nosso mundo moderno?Acredito que seja o fato de que falamos de um mundo que não existe,sendo apenas reflexos de nossos sonhos mais bobos e infantis.Falamos muito como o mundo deveria ser,mas não falamos como o mundo realmente é,ou como a gente realmente é.

O que mais vejo no cenário contepôraneo é um senso de frustação enorme,e essa frustação é natural.Porém,adquirimos um vício idiota de culpar os outros pelos nossos fracassos.Ou a culpa é nos Deuses,ou a culpa é de nossa sociedade e o seu senso de distribuição de valores e ídeias.

As universidades e as escolas falam sobre muitas coisas.Mas não fala como lidar com o nosso ressentimento.A gente fala que o mundo é um lugar melhor dado a progressão em várias infra-estruturas de nossa sociedade,mas não ousamos falar de nossas naturezas e vícios.E o quanto mais não falamos ou cantamos sobre isso,mas idiotas nos tornamos.

Sabe,os vilões de Shakespeare são incríveis e ricos.Porém o que mais gosto é o Iago,vilão na peça "Otelo".

Iago (no meu ponto de vista) é o verdadeiro protagonista na peça,ou pelo menos é o personagem que mais se comunica com o público,dando a parecer que ele esta quebrando a quarta parede.

Iago é um homem astuto e cheios de planos para derrotar Otelo.Mas quero que vocês prestem atenção nessa questão que eu afirmei nos parágrafos anteriores:nós somos cúmplices nos crimes,então somos cúmplices de Iago.

E estamos virando que nem ele,ou já somos.Em certo ponto é mais fácil ser um Iago do que ser um Otelo.

Desculpe Iago,por mais que você seja extremamente inteligente e tudo mais,o Otelo é visto por muitos(no começo da peça)como um homem respeitável,lindo,nobre e que tem uma carreira militar maravilhosa.É um guerreiro admirável,é um homem forte,e tem uma linda mulher que se chama Desdêmona que o ama.Otelo é um homem realizado.

Iago?Apesar de sua inteligência,ele não passa de uma sombra que pesergue o Otelo.É natural que Otelo atrai (negativamente)pessoas como Iago,pelo simples fato de que ele realizou muitas coisas que o Iago não teve competência de realizar.Iago é feio,não tem uma carreira brilhante e tem uma esposa feia e insuportável.

Iago é a repressentação do nosso ressentimento,e enquanto dizemos o quanto o mundo(ou as pessoas)podem ser injusta com a gente,podemos ser sim ressentidos.

A verdade é que entendemos pessoas como Iago e Caim quando surge em nossas vidas pessoas como Otelo e Abel.

Somos mesquinhos e medíocres,e não há nada pior quando surgue alguém que é melhor do que a gente.

E se essa pessoa nos tratar com uma certa indiferença,a gente fica mais puto na vida.

As escolas nos mentiram descaradamente quando nos disse que não existe alguém que seja melhor que os outros.

"Somos todos iguais.Ninguém é melhor do que ninguém".

Dizem os nossos professores.

Mas quando surgir uma pessoa melhor do que a gente,caimos num inferno terrível.

E no mundo de hoje existe sim ressentimento.Os moderninhos são os mais ressentidos.E não é eu que fala isso,Friedrich Nietzsche já falava isso no seu livro"Crepúsculo dos Ídolos" e Shakespeare já mostrava o nosso ressentimento atráves do seu personagem Iago.

E a verdade?Somos todos Iago.Somos ressentidos,somos vaidosos,temos medo do vazio,mas o vazio nos engole.

E quando vemos um cara que ganha mais do que a gente,que tem uma gostosa como esposa,e que passa férias na Europa...bom,a gente entende porque o Iago quis acabar com o Otelo.

Então...#somostodosIago.

CaiqueM
Enviado por CaiqueM em 26/09/2018
Reeditado em 27/09/2018
Código do texto: T6460595
Classificação de conteúdo: seguro