O futuro da humanidade depende no próprio ser humano(e é por isso que estamos ferrados).

"Há esperanças, só não para nós."

Franz Kafka.

Lembro muito bem quando eu era jovem,e no meio de toda as aventuras e desventuras juvenis,me vi perante a um homem.Um homem velho.

O homem velho era cliente no comércio que o meu pai tinha.Ele tinha 62 anos,mas aparentava ter mais.Era um homem velho,que tinha muita experiência da vida.Era considerado doce,educado,porém extremamente solitário.Ele já me falou que já viu muita merda,e que esta sozinho por estar velho,e por ter visto muita merda.

"Agora,apenas me resta esperar alguma coisa atráves de minha janela",disse ele com uma certa melancolia.

Ele ficava lá no horário da tarde.Ficava observando as ruas.Depois ia pra casa,bebia uma dose de conhaque,e esperava alguma coisa na janela,como o Gregório,protagonista do livro "A Metamorfose".

Ele esperava alguma coisa,ao mesmo tempo sabia que não tinha muita coisa a esperar.

Lembro que os jornais anunciava o novo mundo.Um homem negro ganhou o cargo de presidente lá nos E.U.A.Lembro que alguns artistas falaram que estavamos indo pro um mundo melhor.Lembro também no discurso desse homem.O homem da esperança fala:

"Yeas,we Can't!"

Lembro de até numa novela do Manuel Carlos,onde os personagens ficavam felizes com o discurso do Obama e tudo mais.

O homem velho,assim como Sâo Miguel não mudava muita coisa.Falavamos que era legal ter um cara negro,mas sei lá...o que pode se dizer?

O homem velho uma vez foi até mim e disse que a gente não pode fazer nada,ou que pelo menos não há pra fazer algo em que acreditamos que dá pra fazer.

Ele foi embora no estabelecimento,ficou no seu quarto,e assim como Gregório,ele morreu perto na janela,vendo o seu envelhecimentoe vendo que não há nada a esperar, a não ser a depressão.

Isso passou sei lá quanto tempo.Lembro de que o pessoal da vizinhança falou sobre isso,mas no fundo ele era apenas um velho.Só que eu me pergunto: por que aquilo me chocou tanto na época?

Não era a minha primeira experiência com a perda,mas a forma como ele morreu me impactou.Ele morreu perto na janela,ele morava na Pires do Rio.Ficava a noite vendo as pessoas e os carros passarem em frente de sua casa pequena e solítaria...

Passou muitos anos,e sabe o que mais?Abrigado nesse mundo,onde já foi anunciado um bom tempo atrás que a esperança pode nos salvar,eu anuncio que não...

Não,nós não podemos!

A dura verdade é que eu me identifico cada vez mais com aquele velho

solítario,na mesma maneira que admito que existe algo de tolo dele,e algo tolo em mim.Mas é uma situação melancolica,ou um sentimento de que as paredes estão nos "oprimindo".Ficar na janela,observar as ruas,é ao mesmo tempo contemplar a nossa solidão,o nosso estado miseravel.É ver a velhice nos abrigar,as nossas almas abandonando os nossos corpos,e mesmo assim esperando alguma coisa no mundo.

Outra dura verdade,ou um sentimento que me abriga bastante é o fato de que parece que o mundo é um lugar onde as baratas tem mais possibilidade de sobreviver do que a gente.Se uma bomba nuclear cair,eles sobrevivem,a gente não.

Mas não se iluda,isso apenas comprova que somos uma espécie muito especial de vermes e temos a belissima ilusão de que o que nos define é o que queremos ser.

Queremos ser o rei do nosso reino de lixo.Queremos que o mundo nos satisfaça.Queremos que os nossos rios sejam feito de vinhos,e que a infelicidade possa ser aniquilado.

"Yes,we can't"

Não,não podemos.O ser humano não é o gozo da utopia,ou os devaneios de uma idealização disforme em prol de "um bem maior".

Ficar sozinho,vendo a vida passando em sua janela,nú em seu sentimento de velhice e infelicidade.A liquidez nas relações,o abonodo da existência no decorrer dos dias,morrer como uma barata.

Isso que é o ser humano em sua formação,em seu retrato intímo.

Ficaremos como o homem velho,esperando algo na janela,vendo tudo acabar,ou pior:vendo apenas a gente indo emdireção ao nada.

Não dá pra matar a infelicidade,pois seria como matar a natureza humana.A infelicidade é que nós faz humanos,ao mesmo tempo é ela que nos faz sermos uma raça presa no abismo,sem ter nenhum tipo de salvação...

"Há esperanças, só não para nós."

CaiqueM
Enviado por CaiqueM em 27/09/2018
Reeditado em 27/09/2018
Código do texto: T6461511
Classificação de conteúdo: seguro