A ciência de Popper de acordo com o jargão de Nassim Nicholas Taleb

Sistema Antifrágil x Sistema Frágil

Para Taleb frágil é aquilo que é vulnerável à aleatoriedade. Um avião, por exemplo, é frágil. Uma aleatoriedade suficientemente forte é capaz de derrubar o avião. Entretanto os engenheiros aprendem a cada queda. Em cada desastre diversas pessoas morrem, mas o sistema se aprimora. Ou seja, o avião é frágil, mas o sistema de aviação é antifrágil.

O sistema bancário é diferente. Cada banco que cai aumenta a chance de outros bancos caírem. O governo salva os agentes que são "grandes de mais para quebrar". Ou seja, na eminência da quebra o sistema resgata o agente grande. O banco "grande demais" transfere sua fragilidade para o sistema. O banco se torna robusto às custas do sistema financeiro.

Popper

A grande preocupação de Popper é a evolução do conhecimento. Uma teoria que sempre continue em pé a (despeito do que o mundo empírico apresente) é uma teoria que impossibilita uma evolução científica. Uma teoria, para ser científica, tem que ser elaborada de maneira que seja possível negá-la através de experimentos (experimentos estes elaborados de acordo com teorias concorrentes).

O que Popper defende é que a ciência seja como o sistema aéreo. Um teoria deve ser frágil. Deve ser possível derrubá-la para que o sistema

de teorias seja antifrágil. Ou seja, uma teoria deve ser frágil para que o conhecimento evolua.

Quem tiver interesse pode conferir meu outro ensaio "Fragilidade - Robustez - Antifragilidade"

Chico Acioli Gollo
Enviado por Chico Acioli Gollo em 23/11/2018
Código do texto: T6509718
Classificação de conteúdo: seguro