A verdade

Quem não ama a verdade e tenta escondê-la é escravo e infeliz. Somente a verdade liberta e faz a vida amável. A verdade é o horizonte para o qual todos os seres humanos devem e podem caminhar, se quiserem uma vida agradável, feliz e bela. Quem não a ama desperdiça a própria vida.

Mahatma Gandhi, o maior pacifista do século XX, o homem que lutou pela independência da Índia e contra o Império Britânico sem usar uma arma, um dos grandes homens da humanidade que eu admiro e que me inspiram e me ajudam a viver bem, escreveu: "Como a verdade é eterna, assim a alegria que dela deriva é eterna... O caminho da verdade é a verdadeira bhakti (devoção). É o caminho que nos leva a Deus. Só o respeito à verdade justifica nossa vida". Disse Gandhi: "Eu vivo humildemente buscando a verdade. A verdade é o meu único fim".

A Filosofia está constantemente em busca da verdade. Eu, também, vivo nessa permanente busca. A verdade não me causa medo, repulsa, mas atração, fascinação, amor. Viver sem buscá-la é odiar a si mesmo. Os que têm medo da verdade e tentam escondê-la são ignorantes e vivem na escuridão.

Somente a verdade ilumina a vida. Amá-la é um dever que eu cumpro prazerosamente. É impossível ter amor por si mesmo sem amá-la. Não é monótono repetir essa palavra, mas libertador. Jesus nos diz: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Buscá-la constantemente já provoca libertação.

Verdade, liberdade, sabedoria, amor-próprio, felicidade e luz são coisas intrinsecamente relacionadas. A verdade deve ser buscada e vivida em toda ou qualquer situação.

Texto escrito em Pastos Bons/MA, no dia 24 de novembro de 2018, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/11/2018
Reeditado em 25/11/2018
Código do texto: T6510519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.