EXPLORADOS EM NOME DA FÉ E DO MEDO

Quando pessoas comuns se tornam massa de manobra para manter a lucratividade dos “homens de deus”.

*Por Antônio F.Bispo

Desde enriquecer ou dar uma vida de luxo aos seus líderes, até concordarem em serem explicitamente exploradas por estes pelos mais diversos modos, tudo isso é repassado para os membros de boa parte dos agrupamentos religiosos como sendo parte da obra de deus segundos os ensinamentos passado nessas igrejas. A ai de quem discordar...O fogo do inferno espera todo questionador desses métodos, pois subtende-se que qualquer um que usa um “livro sagrado” e fala em nome de uma divindade qualquer seja realmente uma pessoa de bem, com boas intenções e que recebe ordens diretamente desse ser metafisico qual este líder diz representar.

Deus nenhum move ou cuida de igreja nenhuma seja onde for. A ignorância, a ganancia, o medo e a necessidade de um arquétipo social é quem faz girar as engrenagens desse tipo de sistema. Dentro desse contexto vale tudo: usar tais engrenagens para a evolução ou involução social assim como para o bem ou para o mau. A segunda opção é escolhida em quase 90% dos casos. Deus e o diabo terá justamente o tamanho do caráter de quem o representa.

Quem entende bem como funciona esses conceitos pode literalmente se tornar “um mago branco” ou um “mago negro”. O oportunismo diante das situações de ignorância e medo dos fieis ou a falta de um senso moral próprio podem contaminar inclusive o que um dia se juntara ao rebanho imbuído das melhores intenções. É preciso ter uma postura muito ética e ser muito forte para não afundar num oceano de malicias, maldades, luxuria e oportunismos que o campo da fé proporciona a qualquer um que se torne um influenciador.

Não há um terreno mais vasto e mais fértil para disseminar todo tipo semente do que o campo místico religioso. Esse “solo” é mais fértil inclusive que o do campo da política, pois muito mesmo antes dos primeiros modelos de civilizações humanas tomarem forma, milhares de deuses e demônios já povoavam a mente dos indivíduos. Várias civilizações do passado tiveram seus conjuntos de leis formados justamente naquilo que diziam ser a vontade de uma divindade. Não era imoral ou ilegal (assim como ainda hoje não é) fazer escravas sexuais, abusar de crianças ou destruir a moral ou a vida de qualquer um que discorde de seu ponto de vista religioso desde que isso esteja escrito em algum livro sagrado. Fazer o bem, salvar vidas e promover a paz poderá ser motivos de severas punições caso a intenção dessas ações não seja para o povo especifico que tal livro “sagrado” ordena.

Quando um fiel percebe as incoerências do sistema e se manifesta contra, corre diversos riscos, inclusive o risco de vida. As coações verbais são as mais comuns. Nas igrejas evangélicas isso tem ganhando proporções gigantescas, e desse modo a “obra de deus” tem crescido bastante em determinadas regiões, pelo uso constantes de coações psicológicas.

Quem já frequentou ou ainda frequenta esses ambientes já viu o quanto é comum nessas, casa quando alguém que “fora escolhido por deus” para uma determinada função, que ocupa algum cargo dentro da igreja, quando manifesta desejo de entregar a função por algum motivo, sabe a quantidade de coações, chantagens e ameaças psicológicas que recebem quando procuram o líder para anunciar sua retirada. Uma verdadeira batalha se inicia quando alguém tenta deixar de ser voluntário nessas casas e levar uma vida normal sem exploração, sem compromisso de estar ali fazendo de graça aquilo que o seu líder mesmo sendo pago se recusa a fazer.

Essas são as abordagens mais usadas para intimidar o que intenta recobrar a própria liberdade: “foi deus quem te escolheu, que te ungiu e te capacitou para essa obra”; “ Ele está dizendo que se tu deixares tua função grande será o preço a ser pago, grande será a dor, grande será o gemido...”; “Ele vai te quebrar todinho, vai levar (matar) seu filho, seu marido, seu esposo, sua mãe ou qualquer pessoa que você ame, caso você recue do chamado que ele te deu e vai fazer isso para provar que ele é deus, para provar que ele tem poder, que você é servo dele pois servo não faz o que quer mas o que deseja o seu senhor, e que você não deveria jamais pensar em abandonar a obra que ele te confiou...blá,blá,blá,blá”.

MALDITA MALANDRAGEM que se usa dentro dessas casas! MALDITO SEJAM ESSES MALANDROS que usam de artefatos como esses para explorarem e oprimirem o povo utilizando-se justamente da ideia do sagrado!

Que tipo de ser bondoso, misericordioso e benevolente faz com que seus súditos os sirvam sob constantes ameaças de morte e de castigo eterno? Que tipo de ser do bem ameaça até os parentes distante de um servo caso esse se recuse a servi-lo? Quem faz esse tipo de ameaça é um líder religioso ou um líder de uma facção criminosa? O deus que aceita e acata esse tipo de coação seria realmente um deus de amor ou o regente supremo de uma hoste infernal?

Dá trabalho se libertar desse sistema já que a pessoa fica escravo durante anos, pois eles usam o medo do indivíduo contra ele mesmo, mas usando um pouco de raciocínio e lógica é possível sim deixar de ser trouxa e recobrar a sanidade!

Esse tipo de ameaças acima citado, geralmente vem acompanhada de “línguas estranhas” (quando em igrejas pentecostais), uma voz cavernosa (monstruosa), rodopios, pulos, assobios e todo tipo de trejeitos corporais para intimidar ainda mais o indivíduo e fazer de conta que é o próprio deus falando! Na grande maioria dos casos o objetivo é alcançado, e a pessoa fica ali, contra a própria vontade durante dias, meses, anos ou até décadas em um ambiente hostil, deixando de viver a própria vida, de realizar os próprio sonhos para servir de marionetes de líder religioso indecente. Enquanto esta pessoa estiver dando lucro, tudo bem, quando não for mais útil, eles a descartarão ou a transformarão em alguma figura folclórica da igreja, para inspirar, iludir, ou amedrontar outras pessoas de alguma forma.

Em alguns casos, esse tipo de “recado de deus” é transmitido direto pelo líder maior, pelas pessoas mais próximas a eles, ou por outros “pregadores” que visitam a igreja à convite destes com o intuito de entregar o recado que “deus mandou” para aquele rebanho.

Se o diabo existe e é o pai da mentira, deve tido aulas com esse tipo de gente pra se tornar um ser tão maligno quanto dizem ser. Um querubim ungido que passou tanto tempo nos céus, rodeado de coisas boas não poderia ter aprendido tantas coisas ruim assim. Deve ter se tornado tão “malandro” quando passou a frequentar esses tipos de igrejas e ter aprendido com alguns dos maiores mestres supremos do ilusionismo e da picaretagem de todos os tempos. Me parece que cada vez que “o diabo” é convidado a aparecer nessas grandes igrejas e falar no microfone do pastor, mais malando ele fica...

Devido a esse estado de constante ameaças e confusão que se cria na cabeça do fiel acerca da personalidade do seu deus, muitas pessoas entram em depressão e vivem atormentadas e se culpando diariamente pois gostariam de ter uma vida normal como qualquer uma, com um trabalho digno, casar, ter filhos, cuidar da família, ou fazer qualquer atividade prazerosa, mas não podem, pois se tornaram lacaios de pastores maliciosos, que as ameaçam diariamente com falas como essas quando elas intentam “abandonar a obra”. Notadamente os casos de suicídio tem aumentado de forma alarmante entre esse povo, inclusive entre os próprios “ungidos”. Quem sabe esse seja um dos motivos: a constatação de que a vida inteira foram capachos de um sistema e que recrutavam outros capachos achando que realmente estavam servindo a uma divindade metafisica.

Do mesmo jeito que uma criança guarda silencio por toda uma vida em relação à aquele que lhe causou abuso sexual com medo de ameaças que esse monstro faz em relação a ela mesma e a sua família, milhares de adultos nos mais diversos segmentos religiosos padecem do mesmo mal, pois temem pela própria vida e a vida de seus familiares por esse mesmo modelo de abuso, que as ameaçam caso elas tentem se abrir para alguém de fora do grupo e contar seus tormentos. A “obra de deus” é “tão solida”, mas “tão solida” que milhares de anos de história eclesiástica, zilhões de testemunhos de curas e milagres dos mais variados tipos e tudo que dizem a respeito de deus e de sua igreja podem virar pó mediante a leitura de um texto simples de uma pessoa que já se libertou desse tipo de segmento. Por isso há um necessidade de monitoração constante nos conteúdos que o “povo de deus” acessa e com quem eles se relacionam. Um vacilo, e toda manda saia pela porta e não voltam mais...

Há pastores que chegam a dizer que tem o poder de mandar no próprio deus, obrigando que ele venha retirar ou acrescentar no livro da vida o nome de quem quer seja, de facilitar ou dificultar a entrada de qualquer pessoa no reino dos céus ou até mesmo de orar e deus mandar fogo do alto para matar quem duvidar de sua suposta autoridade divina.

Em outros tempos, absurdos como esses eram ditos apenas entre 4 paredes, mas hoje é dito até em rede nacional pelos grandes “tele-evangelistas” sem nenhuma vergonha, sem nenhum pudor, pelos grandes mercenários da fé, dos que fizeram dos recintos religiosos uma grande casa de apostas clandestinas. E ninguém faz nada, pois dizem que isso é liberdade de expressão religiosa!

Só se for liberdade para os que cometem a ação e não para os que a sofrem.

Assim como o em tantos casos, quase sempre tem uma autoridade civil indiretamente paga para fechar os olhos diante de qualquer denúncia desse tipo. Em outros casos, a tal autoridade é também membro da mesma igreja e “come no mesmo prato” que o líder, em troca de algum benefício próprio ou manutenção de um curral eleitoral!

Em certos casos, é mais fácil se desligar de uma gangue, de uma facção perigosa do crime organizado do que se desligar de certos agrupamentos religiosos. Eles irão te perseguir por meses ou anos à fio, e podem inclusive monitorar todos os seus passos, boicotando seus relacionamentos na vida profissional, amorosa, comercial e a todos quantos possam ter acesso a ti, desenhando uma imagem sua que não corresponde a quem realmente tu és.

Então você pergunta: “que crime eu cometi para merecer tal tratamento após anos à fio de servidão voluntária”?

Eles dizem: “Você se desligou da “obra de deus”! Você fez um voto, um pacto de servir a deus fielmente e eternamente e por isso não pode abandonar, deus estar te cobrando...”!

Em outras palavras quando tu deixas de ser trouxas, de dar renda a gente mal intencionada, de servir de tapete para outros limparem os pés, de servir de escada para gente baixa subir, de cavalos para outros montarem, então eles não se conformam com isso e partem para todo tipo de ataque baixo contra sua pessoa.

Até outros membros do grupo irão se ofender por tua retirada e de modo voluntário, com palavras sedutoras ou ameaçadoras tentarão te trazer de volta ao “aprisco do senhor”, pois a sua liberdade em relação ao estado de vida deles é uma ofensa das grandes.

Um escravo, as vezes só consegue perceber que é escravo quando contempla a liberdade alheia. Quando não consegue também se libertar, tenta trazer o liberto de volta à escravidão!

Interessante notar, que na maioria dos casos, “deus” só tem chamados para os “peões da fé”, para aqueles que podem ser usados como serviçais para manter a estrutura do sistema crescendo e funcionando.

Deus sempre ameaça um crente comum que se recusa a fazer a “sua obra”. Filho de pastor ou das lideranças eclesiásticas em geral quase nunca são ameaçadas e em muitos casos ficam isentas de qualquer função na “casa de deus”. Eles podem levar uma vida normal, viver uma vida de luxo, estudar até no exterior, possuir os melhores carros, os melhores apartamentos e frequentar as melhores escolas do mundo todo, tudo isso às custas daqueles que são ameaçado pelo seu pai, o “ungido de deus”, para que com o tal faturamento ele, seus filhos e sua família possam viver uma vida luxuosa “em nome de deus”! Bom demais assim...

Misterioso esse deus não é? Ameaça os “peões”, os crentes comuns a permanecerem nos cargos pelo maior tempo possível, enquanto a nata da igreja fica livre de tais obrigações para “curtir a vida adoidado”!

Por que será que deus só tem “planos e mistérios” para aqueles que tendo ou não cara de trouxa se deixam ser usados como tal? Como quase tudo nas igrejas é um mistério, esse é um outro mistério que só quem já deixou esse meio encontrou a resposta.

Pior que esse tipo de conduta não se restringe apenas aos agrupamentos evangélicos. É comum também nos círculos religiosos de matriz africana que os mesmo atos se repitam de modo descarado. Eles dizem: “o seu guia vai te pegar, vai ficar irado contigo, vai fazer isso ou aquilo, você não deve jamais abandonar suas obrigações, você fez um pacto e os orixás estão enfurecidos com você...”

E assim, a pessoa mesmo à contra gosto permanece ali sendo serviçal mesmo já tendo evoluído o bastante para perceber que certas coisas naquele ambiente não passa de ilusões, um meio fácil de se ganhar dinheiro de gente aflita, gananciosa ou desesperada. Mesmo já tendo evoluído o bastante para sentir a dor do animal inocente ao ser sacrificado para atender qualquer pedido egoísta de alguém que busca a casa ou a mando do próprio chefe. Por medo dessas maldições, alguns irão morrer de velhos nesses ambientes e serão louvados como matriarca, patriarca ou coisa do tipo. Mas era apenas medo mesmo. Uma vida inteira desperdiçada em favor de nada...

É sabido também que em algumas linhas do espiritismo os mesmos casos acontecem. Dizem que a pessoa tem de desenvolver a mediunidade senão vão enlouquecer e coisa e tal...

Como dito no princípio, qualquer ambiente que se clama o nome de deus é um ambiente próprio para aplicar ou levar todo tipo de golpe ou sofrer todo tipo de abuso. As pessoas tendem a se esvaziar de si, de abdicarem de sua racionalidade para se pôr a mercê de todo tipo de gente, inclusive as más intencionadas. O próprio conceito de fé exige esse tipo de atitude.

É perigoso. Você nunca sabe com quem estar lidando. Você sabe justamente o que espera encontrar num bordel de quinta, numa boca de fumo, numa casa de jogos, numa boate, num cassino...mas você nunca sabe o que realmente vai encontrar “numa casa de deus”. As figuras mais perigosas da sociedade procuram justamente esse tipo de ambiente para dirigir, pois é sabido que em praticamente todos eles é proibido questionar as lideranças e seus métodos diversos de curas ou invocações. Diante de uma comprovação de conduta duvidosa basta dizer que era parte de uma orientação divina e toda congregação se cala você fica no prejuízo!

O nosso processo evolutivo tornar-se-á cada vez mais custoso quando mais e mais pessoas deixam de lado suas faculdades mentais e suas responsabilidades sociais para viverem “dirigidas por deus”! DEUS NO COMANDO SEMPRE pode trazer tantos prejuízos hoje quanto já trouxe ao longo da história.

Retomar nossa liberdade e nossa consciência das mãos de líderes religiosos mal intencionados é uma questão de honra, de sobrevivência. A influência de um mal líder religioso sobre um fiel só funciona até o limite da crença. Extinguindo-se essa, todo o poder e autoridade desse líder virá pó. Você controla sua vida e não os deuses.

Pensem nisso. Saúde e sanidade a todos!

Texto escrito em 12/1/19

Esse é o último de 3 textos da séria JOÃO DE DEUS E OUTROS ABUSOS que publiquei nos últimos 30 dias.

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 12/01/2019
Código do texto: T6549541
Classificação de conteúdo: seguro