O Despertar Do Mundo (Concepção) Terceira parte

10. Grupos familiares de humanos refugiam-se em cavernas para proteger-se das intempéries e dos animais selvagens. Fabricam rústicas ferramentas, utensílios, facas e lanças. Aprendem a usar o fogo para assar seu alimento e aquecer seu abrigo nos dias de frio.

11. À criatura humana Deus ordenou permanente energia vital para supri-la de calor e animar seu corpo formado de matéria; e a elegeu superior em nosso mundo a todos os animais. Concedeu-lhe dons especiais: raciocínio, inteligência e memória. Deu à criatura humana o poder da reflexão, do discernimento, da ideação, da imaginação e da engenhosidade. Agradou-se Deus dessa sua criação e por sua vontade fez o homem e a mulher multiplicarem-se em nosso belíssimo planeta e ordenou à hierarquia dos arcanjos, aos anjos e aos espíritos benignos que os protejam sempre. Agraciou-lhes, homem e mulher, com intelecto evolutivo para a paz, para a alegria e para o bem.

12. Deus concedeu ao ser humano a sabedoria e o conhecimento da existência dos inversos no mundo, de polos opostos em equilíbrio. Deu-lhe também a capacidade de sentir a proteção de forças espirituais superiores em confronto permanente com as contrárias à ordem. Alternam-se a calmaria e a tempestade, a ordem e o caos.