Porque falar sobre dEUS? - Sociedade Racionalista

Sociedade Racionalista

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos na fan page da Sociedade Racionalista é a seguinte: pra quê falar sobre um Deus que pra vocês (ateus) não existe? Não seria "bater em cachorro morto" ou admitir a existência da divindade?

Uma resposta que expressa de forma simples o posicionamento da Sociedade Racionalista enquanto instituição (ateus e agnósticos não têm porta-voz, saiba disso) é a de Saramago: "O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama". Contudo, é errado ter religião? Não, meus caros. Não é.

Errado é abusar da crença, da ignorância, da vulnerabilidade. Errado é desrespeitar a diferença, é querer extinguir do mundo o direito de pensar diferente, de ser diferente. Errado é querer impôr ao mundo nossas vontades. Errado é julgar pessoas pela sua orientação sexual, é sustentar riqueza pregando o desapego, ao mesmo tempo que se ignora a fome. Errado é encobrir o crime, é sustentar o charlatanismo, é insistir na mentira. Crer ou não crer não define maior ou menor grau de moral ou integridade. Ser ou não ser religioso também não.

Não nos importa um Deus que não existe, nem a religião que o proclama. Nos importa o ser humano, e tudo o que o faz feliz ou vítima. O que é capaz de lhe fazer ser mártir ou tirano da própria história. Nos importa que os seres humanos sejam livres - e para que sejam livres, precisam ser livres para pensar diferente.

O ateu que não possui dogmas não é melhor que a senhora que ora todos os dias para que o Deus cuide do seus netos, e que vai à missa todos os domingos. Nem sempre a escolha da religião é uma escolha consciente, muitas vezes - e infelizmente na maioria das vezes - é feita no desespero por consolo ou pelo aspecto familiar. A educação tem um papel muito forte nisso, porque não somos educados a questionar. Enquanto instituição, somos totalmente a favor da liberdade religiosa (que também é liberdade de não crer) e da consciência religiosa, da fé que questiona.

"Eu não quero acreditar, eu quero saber" - disse Carl Sagan.

Certamente, nosso propósito também é esse.

Ninguém deve ser "algemado" à sua crença. Ninguém deve ter algemas mentais.

Sociedade Racionalista
Enviado por fhgmartins em 27/02/2019
Código do texto: T6585496
Classificação de conteúdo: seguro