HUMANISMO

Introdução


Será nos MOLDES ATUAIS que QUEREMOS CONTINUAR VIVENDO neste MUNDO ?

A uns, que nascem, vivem e acabam por morrer na miséria, ou pouco acima da linha da pobreza absoluta, impõe-se-lhes viverem com um mínimo vergonhoso de condições de sobrevivência e de saúde, para si e seus familiares, enquanto para uma minoria proletária se concedem régias condições, regalias, benesses e facilidades... 

 

Até quando, senhores, continuaremos a olhar sem ver as necessidades do nosso semelhante, sem nos atermos à partição desequilibrada e desnivelada dos recursos comunitários da sociedade e das necessidades mínimas e prementes do ser HUMANO, para sua subsistência e sobrevivência no contexto do planeta Terra? 

 

Talvez seja chegada a hora de reconsiderarmos e ponderarmos sobre a necessidade premente de implantarmos no nosso planeta, um maior e efetivo equilíbrio social, dentro de uma verdadeira democracia social.


UNAM-SE A NÓS, PARA IDEALIZARMOS, IMPLANTARMOS, ESTRUTURARMOS E PROPALARMOS UM MUNDO MAIS FELIZ E EQUILIBRADO PARA OS HUMANOS, SERES RACIONAIS E PENSANTES, INDIGITADOS PARA ESTE PLANETA PELO CRIADOR, Um MUNDO onde todos possam NASCER; CRESCER; VIVER e MORRER – IGUAIS e LIVRES...

 

Assim, O HUMANISMO DESPONTA COMO NOVA OPÇÃO DE IDEAL PARA UMA FUTURA SOCIEDADE HUMANA.


HUMANISMO... Substantivo masculino... 

 

DEFINE-SE... como doutrina e/ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) verdadeiramente DEMOCRÁTICA e CONSERVADORA que visa objetivamente o... SER HUMANO e seu agregado FAMÍLIAR , como indivíduo(s) e sua EXISTÊNCIA: ASSISTÊNCIA; SAÚDE; EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO, CULTURAL E/OU PROFISSIONAL; RECURSOS FINANCEIROS, para sua SOBREVIVÊNCIA; ESTABILIDADE; SEGURANÇA e BEM ESTAR SOCIAIS; DESCANSO/REPOUSO e LAZER, numa sociedade equilibrada e sustentável, ANULANDO ou REDUZINDO os significativos desníveis, entre as ATUAIS CLASSES sociais, até a abolição total desses desníveis, num futuro próximo/imediato.


DE ACORDO COM ESTA IDEOLOGIA:

O HUMANISMO é assim uma proposta de organização humana conservadora e democrática, social, política e conômicamente autossustentável, com segurança; integração; igualdade social, direitos plenos, deveres e oportunidades de todos os seres humanos, independentemente de origem, etnia, raça, cor, credo, sexo, religião, preferências ou ideologias, tendo como base o núcleo familiar, qualquer que seja a opção de escolha na sua forma de composição (que deverá ser universalmente aceite e respeitada).


O HUMANISMO, ZELA PELO BEM-ESTAR GERAL DO SER HUMANO

Não haverá descriminação nem intolerância de qualquer tipo: Idade; aparência, raça; etnia; cor de pele; deficiência física; tipo e aspecto físico; clube; política; religião; sexo, assim como todo o tipo de opções e preferências individuais ou grupais de qualquer espécie, dentro da decência e do decoro, da ética e da consciência individual e coletiva.

 

Esta sociedade é isenta de todo e qualquer tipo de discriminação e preconceitos, ancorada na família dentro do lar e na sociedade civil em comunidades, baseada em liberdades e amor ao próximo, no respeito ao indivíduo e à propriedade individual, privada e coletiva.

 

A COMUNIDADE é responsável través dos meios disponíveis do governo por ela estabelecido, a prover as necessidades básicas dos seres humanos, desde nascituros até ao sepultamento dos seus restos mortais, incluindo tudo o que concerne à sua saúde (médicos, medicamentos e assistência ilimitada e irrestrita), ao seu desenvolvimento pessoal e a sua educação (no seio familiar), orientação e formação geral e profissional, para capacitação do indivíduo em todas e quaisquer profissões, para as quais sejam selecionados e canalizados pelas provas psicotécnicas e de aptidão, mesmo durante a adolescência e até ao momento do seu primeiro emprego e integração na sociedade.

 

Impostos, obrigações, deveres, direitos e regalias, serão iguais para todos, independente de cargo, posição, classe social, sem quaisquer tipos de excepção nem discriminação, seja por qual motivo for, bem como a saúde, incluindo assistência médica e medicamentosa, ou outros que venhamn a ser previstos, os quais serão todos e plenamente  suportados pela comunidade, bna forma ue vier a ficar prevista na lei...

Ruy Candeias

 

Em sequência, leia: O HUMANISMO – Volume I – "A BUSCA “ (a sair brevemente)

 

Yur Saiednac e Ruy Candeias
Enviado por Yur Saiednac em 20/03/2019
Reeditado em 22/08/2023
Código do texto: T6602997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.