Ensaio sobre a Energia

No curso médio sempre ouvi essa definição para energia (capacidade de realizar trabalho), só que nas aulas de termodinâmica a sério, aprendi que nem toda a quantidade de energia pode ser convertida em trabalho, uma parte dela, definida como irreversibilidade, não pode ser convertida em trabalho. Então pensei, será que é correto afirmar que energia é a capacidade de realizar trabalho. Alguns autores definem o máximo trabalho reversível como Exergia, E = H - T.S

Existe aquela metáfora da partícula se movendo mais que a outra. Até é interessante porque mostra que a energia está em constante movimentação (exercendo trabalho), assim como o nosso universo está em constante expansão, mas como a energia vai continuar existindo mesmo depois que o nosso universo parar de expandir (já que ela é só uma propriedade de sistemas físicos) , faz a gente pensar que a teoria do multiverso faz muito mais sentido.

Podemos até denominar que essa energia que teoricamente nunca existiu, já estava aqui muito antes do nosso big bang e vai continuar muito depois que o universo esfriar, o que torna ela um fenômeno atemporal, o qual a distância e tempo são irrelevantes.

Se levar em consideração a equação do Einstein sobre a equivalência entre matéria e energia, a segunda equação do newton sobre dinâmica e a equação que define energia ou trabalho em função da força e distância (E = f.d) e chegar à equação em comum que todas essas teorias representam, algo próximo de E = m.v² (Energia = Massa x Velocidade²) e considerarmos que velocidade é o mesmo que distância/tempo, ambos conceitos que estão intimamente relacionados com os efeitos da gravidade (algo que só existe no nosso universo e é formado a partir da massa, como por exemplo um buraco negro, mas que 95% do universo é formado pela matéria/energia escura ou agora chamada de massa negativa, a qual se achava que estava diminuindo com a expansão do universo, porém não está pois ela não é afetada pelo tempo!) e que se excluirmos essa distancia/tempo da equação, chegamos a Energia = Massa.

Fora que se considerarmos que na física quântica o tempo não influencia em nada e ainda estamos engatinhando quanto a noção de gravidade quântica, que não tem nada a ver com a gravidade como conhecemos, dá pra ir mais longe ainda! O ponto é, tudo que queremos que torne realidade e se desejarmos o suficiente, o universo dá o seu jeito de dividir em dois, um onde o que você desejou virou realidade e outro que não virou! No fim tudo se resume a nossa capacidade de realizar trabalho, já que no fundo somos todos energia.

Gabriel B C Souza
Enviado por Gabriel B C Souza em 02/06/2019
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T6662857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.