É necessário saber viver!

Há muitas formas de perda de tempo e de desperdício da vida. Uma forma de perda de tempo ou desperdício da vida é viver preocupado com o passado ou com o futuro. Muitas pessoas vivem desejando que o tempo passe rápido. Quando é quinta-feira, desejam que o fim de semana chegue logo. Não percebem que, com o pensamento no fim de semana, estão deixando de se concentrar no momento atual ou de viver bem agora. Com o pensamento no futuro, não percebem e não sentem o tempo presente, não o vivem. Chico Pinheiro, um bom jornalista e possuidor de um bom humor, toda sexta-feira, de maneira divertida, afirma: "Graças a Deus, hoje é sexta-feira!" Isso é engraçado, mas essa afirmação carrega a alegria de que os dias anteriores tenham chegado ao fim. Ora, quanto mais o tempo passa, mais perto da morte estamos. Portanto, ame e viva agora! Ame e viva o tempo presente!

Há pessoas que ficam preocupadas com o passado. Ora, o passado não vai se modificar. Ninguém consegue modificar o passado. É tolice e perda de tempo ou desperdício da vida prender-se ao passado, pois ele passou, e não vai voltar. No entanto, muitas pessoas não conseguem deixar o passado no passado; não aprendem com ele e estragam o presente que têm e o futuro que poderão ter, se a morte não vier logo. Eis a importância de refletir sobre a fragilidade da vida! Eis a importância de pensar sobre a morte e saber viver!

O filósofo francês Montaigne (do século XVI), mestre admirável nesse assunto, escreveu: "É incerto onde a morte nos espera, esperemo-la em toda parte. Meditar sobre a morte é meditar sobre a liberdade". E mais: "A cada minuto parece-me que escapo de mim. E repito-me sem cessar: 'Tudo o que pode ser feito outro dia pode ser feito hoje'... É preciso estar sempre com as botas calçadas e pronto para partir... Quem pode se queixar de estar incluído onde todos estão incluídos?"

Sêneca, filósofo romano antigo, escreveu: "Ninguém é mais frágil que outro, ninguém está mais seguro no dia seguinte". Eu digo: ninguém está mais seguro agora. Portanto, é necessário buscar sabedoria. É a sabedoria que dá sabor à vida. Vida sem sabedoria não tem sabor.

Há pessoas que vivem em busca de poder, riquezas, e se esquecem de desfrutar o que têm. Ontem, dia 19 de junho de 2019, vindo de uma escola em São João dos Patos, eu pensava: Sócrates não teve as condições que eu tenho; não teve a vida que tenho, mas viveu e morreu feliz. Epicuro foi um homem feliz. Diógenes, o cão, morava em um barril, recusou ajuda de Alexandre Magno (o homem mais poderoso do mundo na Antiguidade), pediu que Alexandre saísse de sua frente e não atrapalhasse o seu sol; Diógenes declarava-se um homem feliz. Por que eu não seria feliz? Muitas pessoas têm tudo para serem felizes, mas lhes falta sabedoria, como diz André Comte-Sponville, no livro "A Felicidade, Desesperadamente".

Pessoas orgulhosas jamais terão a verdadeira felicidade. Os que roubam, furtam, têm uma vida de mentira e esperteza, enganam, traem, esses não são felizes. Quem não é autêntico não é feliz. Quem deseja o mal a outrem não é feliz. Quem faz o mal a outrem não é feliz. Os hipócritas são infelizes.

É necessário saber viver. Eis o que a Filosofia quer ensinar e ensina aos seres humanos!

Pastos Bons/MA, 20 de junho de 2019.

Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/06/2019
Código do texto: T6677262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.