UM DEUS QUE MUDA À GOSTO DO FREGUÊS!

Para não ficar obsoleto, perder os fiéis e atrair uma nova freguesia, “deus” tem se atualizado constantemente!

*Por Antônio F. Bispo

Se você tem mais de 30 anos de idade e já foi um membro assíduo de algum movimento religioso durante esse tempo, sabe muito bem o quanto “deus” tem se adaptado no meio das igrejas no intuito de não deixar escapulir a membresia e consequentemente o retorno financeiro que essa proporciona à “sua casa”. Um deus inteligente muda quando a necessidade pede ou correr o risco de ficar ultrapassado.

Com o deus bíblico cristão não é diferente. Ao longo desses 4 mil anos ele já mudou tantas vezes que só quem já estudou história secular ou leu pelo menos os 5 primeiros livros da bíblia pode constatar tais mudanças.

Com o avanço das novas tecnologias, das constantes mudanças nas economias de mercado e das influências das redes sociais que possibilitam comunicações instantâneas em massa ou de forma individual diferente de uns tempos atrás onde praticamente a igreja era quem ditava tudo, deus percebeu que algumas de suas igrejas poderiam se esvaziar e afrouxou um pouquinho as “suas leis”.

Recentemente ele reuniu os seu representantes em segredo e em algum lugar misterioso e falou assim: “Meus ungidos a quem deleguei todo poder e autoridade sobre qualquer criatura viva da face da terra, minha memória estar ameaçada! Já não tenho tanto poder como antes. Ou nos adaptamos ao mundo moderno ou minha santa casa irá à falência! As pessoas estão ficando mais espertas, questionando mais, e o acesso ao mundo externo estar mostrando várias outras opções de entretenimento além de mim! Mantê-las presas à minha casa somente à base de ameaças e de castigo-recompensa já não funciona mais! Precisamos permitir coisas que antes eram proibidas e o que era profano hoje pode ser tido como sagrado! Tudo para manter o meu povo no meu redil! Sou eu quem mando e o que eu disser estar dito! Ai de quem questionar! O que importa é que o “meu reino” seja divulgado, não importa como! Sem dízimos e sem oferta minha obra morre”! Um informante secreto quem me disse isso...

Quem não se atualize se torna obsoleto, e pela sua onisciência ele sabe muito bem disso! Ainda bem que “ele” tem orientado seus santos líderes como proceder, a fim de que o seu nome não venha cair nos livros de mitologia dos povos, como tem acontecido com todos os deuses que a humanidade já inventou.

Como dito as instruções para “atualização de sistema” que ele dá aos seus ungidos, como sempre é em segredo! Ninguém precisa ver, basta acreditar e obedecer! Foi assim com Abraão, com Moisés, com Constantino, com Maomé, com Joseph Smith e com qualquer um que diariamente recebe seus dons e abre uma nova igreja diferente.

Nem adianta questionar, caso esteja pensando que não tenha sido ele quem tenha ordenado tais mudanças, tá ok? Eles faz o que ele quer por que ele é deus e está acabado. Entendido?

Desse modo, coisas que antigamente eram extremamente proibidas e até consideradas um pecado mortal entre os “santos” agora virou rotina e até faz parte das liturgias de algumas igrejas tidas como baluarte da fé, da justiça e guardiã dos genuínos mandamentos divinos.

De forro gospel a heavy metal santo. De envolvimento direto com a política até orgias em motéis após encerrar o culto. De ringue armado dentro das igreja até pornô gospel... agora pode tudo!

E quando achar que exagerou em algo, basta dizer as si mesmo: “deus perdoa tudo”! E se alguém quiser te acusar basta dizer: “quem é você para me julgar? Só quem pode me julgar é deus”!

Aliás, essas tem sido as frases preferidas e tidas como inteligentes quando se quer viver “la vida louca com dios”, sendo um “bom cristão”, uma “pessoa de bem”, vivendo com uma máscara, acusando a tudo e a todos, quando o próprio patife vive chafurdado na lama.

Frases de efeito como esses já virou mania na boca de gente malandra e irresponsável! São capazes de calar qualquer um que já tenha tido cérebro fritado e servido a modo “babaquice à milanesa”. Em outras pessoas porém, causa um repudio enorme, um asco, ou até mesmo reações diversas e fatais ao que enuncia tal descuidada fala.

Alguns desses clichês lacradores citados por pessoas “tementes a deus” e “conhecedores de sua palavra” infelizmente só puderam ser pronunciadas apenas uma vez. Casos por exemplo de cônjuges armados que flagraram seus parceiros no ato da traição, ou de um réu sendo questionado diante de um juiz que apesar dos fato ocorrido ainda ousaram dizer frases como essas não puderam ser ditas pela mesma pessoa uma segunda vez.

Pois é: algumas pessoas levam sua fé tão à sério, que acham que tudo se resolve dando o dízimo, cantando alguns louvores diante da congregação, fazendo uma “tatuagem santa” no corpo, ou contando algum testemunho que “engrandeça o nome do senhor”, para que não lhe seja imputado nenhum delito cometido ou que mantenham seu status de hipocrisia cristã com selo ISO 9001 em plena validade. A vida real é bem diferente...

Diante da crise, muita gente muda totalmente! Com “deus” não é diferente! Apesar de ser imutável, “deus” muda sempre que preciso para atender todo tipo de gostos. Dos mais chulos aos mais refinados.

No movimento evangélico esse fator de “mudança de deus” tem sido mais evidente ultimamente podendo ser notado inclusive por quem nunca esteve inserido neste grupo ou nem sequer foi religioso em momento algum. Algumas dessas igrejas, literalmente viraram de cabeça para baixo, cujo rótulos do tipo “antro de prostituição”, “de comércio” ou “de chantagem” viria bem à calhar.

O líder religioso que antes dizia que a televisão era coisa do diabo, hoje é dono de e emissoras de rádio ou TV, cuja grande parte das programações exibidas vão de encontro aos próprios conceitos que defendem ou defendiam.

Aquele outro líder religioso do bigodão preto, que vivia chamando quase todo mundo do movimento da prosperidade ladrões, hoje vende “bíblias ungidas” à “preços simbólicos” de 900,00 e anda em um automóvel que beira quase meio milhão de reais. Vale lembrar que ele se tornou também um dos pastores mais ricos do mundo. Ele alega que conseguiu tudo isso de modo honesto, usando apenas a fé! A fé dos outros, claro!

Sabe aquele outro pastor que no passado te disciplinou por ter te flagrado jogando uma pelada na rua com os amigos quando você ainda era um adolescente? Pois, ele hoje é dono de um time inteiro de futebol e fatura milhões com isso...

E aquele outro que te disciplinou por que alguém inventou uma calúnia contra ti dizendo que você tinha uma revista playboy debaixo do colchão? Bom, esse já foi visto várias vezes saindo de motéis com mulheres casadas diversas e mesmo assim continua na liderança, sendo bem pago, bajulado e protegido por um montão de gente sem noção que almeja cargos, algum tipo de influência no grupo, ou que teme pela própria alma achando que esse tem o poder de realmente condená-la por se dizer um guia espiritual. E quem ousar dizer qualquer coisa contra ele, este prontamente usa as frases clichê que parece que foram inventadas pelo próprio capeta: “Quem toca no ungido morre! Só quem julga um ungido é o próprio deus! Se eu errar vou prestar contas com deus, ninguém pode me julgar ou a vingança de deus o alcançará, Blá, blá, blá...”

Existe pelo menos uma dezena de frases como essas que ao ser pronunciada pelos líderes religiosos e seus lacaios sem cérebro, causa ânsia de vômito em qualquer pessoa que ainda mantêm a lucides ou o mínimo conceito de ordem social e justiça!

Só tem duas coisas que permanecem imutáveis desde que deus “existe” e que ainda é ensinada em 99% dos recintos onde o seu nome é difundido: o dízimo e a obediência cega as lideranças! O resto pode mudar tudo!

Apesar de tantas mudanças extremamente visíveis nesses recintos, na maioria dos casos somente os que já conseguiram se libertar desse sistema onde a paranoia é um estilo vida louvável, conseguem admitir para si mesmo e dizer: “Eu fui feito de trouxa! Me roubaram, me manipularam, me iludiram, criaram medos e situações pecaminosas inexistentes depois as usaram em mim ou contra mim, roubaram parte de minha vida, de minha juventude, de meus sonhos, de meus projetos, de meus amigos, de minha família e ainda por diversas vezes me levaram à beira da depressão e da loucura me impondo castigos e preceitos imbecis como se fossem leis de deus!”

É difícil admitir isso, mas só os fortes o farão e mesmo assim os tais permanecem ainda tentando se libertar desse passado tenebroso, onde miríades de anjos e legiões de demônios povoavam suas mentes todo o tempo e os deixavam perturbados e insuportáveis por onde passavam, tornando-se quase sempre uma companhia desagradável por tentarem impor aos outros seu estilo doentio de ser, baseado naquilo que julgavam ser a vontade de deus. Um passado de sujeição a uma corja de ladrões, de ignorantes ou mal intencionados, que por mais que você fizesse para agradá-los sempre estava ruim, eles nunca estavam satisfeitos, sempre querendo mais, sempre explorando mais...

Se um fiel de algum movimento religioso cristão por exemplo fizer uma análise histórica ou cultural sobre a evolução dos ritos litúrgicos onde ele estar inserido, será obrigado a admitir para si mesmo uma dessas 3 hipóteses:

• 1-Deus é mutável, e se ele muda tudo o que dizem ao seu respeito é mentira e nele não se pode confiar, pois ele pode ser corrompido por oferendas ou pelas suas variações de humor comumente vistas na bíblia.

• 2- Não existe leis de deus, vontade de deus ou palavra de deus e todas essas falácias são invenções humanas, criadas à partir da necessidade, do oportunismo, do desespero ou da ignorância que valendo-se da ideia do sagrado usam-na para controle e exploração das massas.

• 3- Que não há povo escolhido, povo de deus ou queridinho do papai e que ele, o fiel não é melhor que ninguém, que sendo feito de trouxa, e que o céu, inferno e todos os seus apetrechos não são reais, que ele não é “bichinho de Jacó” coisa nenhuma, e que ele não vai ter um lugar especial nos céus nem tão pouco vai poder desfrutar da ideia de saber que seus inimigos foram para o inferno...

Quem sabe essa última premissa seja a mais dolorosa. Pelo que podemos constatar, não há nada mais prazeroso para a maioria dos “servos de deus” do que saber que milhões de pessoas “infiéis” irão para o inferno. É no proferir o amor aos deuses e em suas promessas, que as pessoas mascaram seu sadismo e suas piores intenções. Para a grande maioria dos religiosos, há um prazer na condenação alheia que na própria salvação.

Como dito, ao constarem como tudo funcionam ou como “deus” evoluiu para não perder espaço, poucos teriam a coragem de dizer: me fizeram de trouxa e hoje não sou mais. Outros preferem dizer: tudo fazia parte dos planos de deus...

Pois bem, para ter fé não precisa usar muito a lucidez, basta dizer eu creio assim e nem precisa dar justificativa alguma, mas para afirmar o contrário se faz necessário o uso da lógica, da razão, de um pouquinho de conhecimento histórico e cientifico e acima de tudo de autonomia, de independência e de coragem para ir contra tudo e todos que navegam no vasto oceano da fé e da ignorância.

Às vezes é melhor estar sozinho na “jangada da razão”, construído pela própria experiência, observação e conhecimento, do que estar no luxuoso e seguro “titanic da fé” rodeado de repetidores, papagaios, de pessoas amedrontadas e manipuladas que apenas viajam no conforto do conformismo.

Pensem nisso! Saúde e sanidade a todos!

Texto escrito em 6/7/19

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 06/07/2019
Código do texto: T6689849
Classificação de conteúdo: seguro