Teologia da Prosperidade, um mal que acomete a nossa contemporaneidade.

Após ter feito meus estudos em Letras Português e Espanhol, terminado em 2015, aproveitei o meu tempo para fazer um curso Médio de Teologia na minha Igreja Assembleia de Deus, a nomenclatura do Curso é CETADEB
Dois anos de estudos, bastante interessante. Finalizado este processo estou fazendo uma Pós Graduação de Teologia pela faculdade Uniasselvi
Quase terminando-a e pensando o que fazer no artigo final.
Por incrível que pareça é bom citar para você querido leitor a minha busca, afinal você a partir daí desta minha intervenção expositiva compreenderá.

1º Que minha formação me trás um ar literário ao meu discurso, Amo de paixão a literatura, e combato com a minha prosa aquele papo funestro de dizer que Cristão não pode estudar a arte. Que considero, filosofia, literatura e a história.

2º Não sou arredio a ponto de ignorar um estudo direcionado teológico, que me capacitaria ou rá, a entender o que se passa no meu Gueto religioso, que é a Assembleia de Deus uma Igreja pentecostal brasileira.

E a Terceira parte que gostaria que você leitor inteligente, compreendesse que a mim esta sendo ótimo, e nem tanto fazer uma pós graduação de Teologia.
Não vi muito bem a grade curricular quando a fiz, digo no conteúdo especifico, senão teria certas considerações.
— Quase todos os professores formadores de livros que me vejo obrigado a ler são da PUC logo, por mais que queiram ser imparciais no trato, eu sei que tem um dedo de Catolicismo em tudo que eu for ler neste meu momento de Estudo.
Todavia, parece até algo ao contrário, fui apresentado muitos filósofos e pensantes, que são bem céticos quando fala-se de Crenças, por várias vezes não me pareceu um curso de teologia e sim de filosofia.
Mas eu como gosto de ver as coisas de modo macro (eu como gosto de escrever ficção sempre leio tudo tentando entender o que o autor queria com aquilo e isto me distancia de qualquer influência), antes que você leitor fuja do meu texto já vou citar a teologia da Prosperidade.
Na minha pós graduação, e neste meu curso recente de teologia sempre retomam a estes termos: Teologia da Prosperidade, Triunfalismo, determinismo. E por fim algo que seria deveras polêmico Seitas e Heresias.
Para compreender bem as coisas todas estas igrejas que se firmam no Evangelho seguem a lógica de utilizar a Bíblia como sua forma de se portar com Moralidade e ética na Sociedade. Certo?

Eu conheço três traduções da Bíblia, a João Ferreira Almeida, A Reina Valera (que leio bastante) e a King James.

A João Ferreira Almeida é a que várias igrejas utilizam para seus cultos e também a utilizo como versão final, de tudo que faço no quesito religioso, todavia como disse, consulto sem problemas estas outras.
Na historia Bíblica Existe bem explicitado uma cronologia de acontecimentos que deve de ser respeitado pelo ensinador, ou formulador de opinião.

— O contexto histórico (que conta a história do povo hebreu, a divisão deste povo, a formação do judaísmo)
— O contexto do Evangelho sinótico ( que conta a história de Jesus cristo uma narrativa de acontecimentos que antecedem a crucificação)
— O contexto do inicio das igrejas Cristãs
— O contexto poético que posso considerar sentimentos de aflição do povo escravizado e cativo, um sentimento de pecar e melhorar pedindo perdão. E neste contexto poético há também sabedoria em conselhos.

Em Resumo seria isto a Bíblia, e o estudo dela. Bem cético mesmo. Daí tem todo o contexto motivacional e espiritual que tal estudo propõe a quem quiser assim ser assistido ( O Espírito Santo que é a sua consciência te ajudando a compreender passagens e colocar um objetivo devocional no trato de ler a bíblia).
Daí se houve por aí:
Teologia da Prosperidade?
Muito estranho tal nomenclatura, sendo a Teologia uma unidade que eu desenhei no comentário para você leitor.
A mesma Bíblia que demonstra a prosperidade de uma nação em um certo período, demonstra também a pobreza em a servidão, afinal ela esta tratando de uma história de um povo, o hebreu, que mais tarde foi o Judeu.
A Bíblia até hoje é um bom livro de moralidade e ética a nações, seguir seus propósitos te trará sabedoria e serenidade. A verdadeira Bíblia, sem remendos e resumos, trás ao estudante uma condição impar de discernir sobre vários aspectos e trazer para si decisões boas pra a sua vida, sendo deste modo, ao meu entendimento, um livro de moralidade e ética imprescindível ao leitor. Eu; nunca o abandonaria por este propósito.
O ato de Culto, nada mais é do que retomar ao tempo bíblico de culto também!
Então ir para a igreja e participar da sua liturgia, é relembrar os atos já dispostos na Bíblia, seguir com respeito e dignidade o que uma organização bem estruturada ensina e guia os seus membros.
O grande problema de igrejas que destoam um pouco e tornam-se neo-pentecostais. É utilizar de partes isoladas da Bíblia, partes que tem um contexto histórico especifico são interpretadas ao seu bel prazer e isto destoa o verdadeiro objetivo da teologia que é a aproximação do homem de Deus.
Seguir num raciocínio que a prosperidade é obrigatória e se você não for próspero, logo você é uma pessoa que esta em pecado é Errado.
Claro, que é importante a todo o cidadão uma educação financeira, e saber administrar bem seus bens e ajudar sim as instituições que necessitam de dinheiro, para manter-se de pé.
O assunto é bem amplo para deixar aqui exposto e finalizado-o. Vai além, todavia como já citei, um trato de recortes não se mantém por muito tempo. Torna-se então uma moda momentânea, as vezes dura décadas, mas é enfraquecida com o tempo e o que continua e sempre continuará é a verdadeira Teologia.
Waldryano
Enviado por Waldryano em 27/08/2019
Reeditado em 27/08/2019
Código do texto: T6730529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.