Comadre Dora.

- -- Essa semana que vem. Já na segunda. Hoje é sexta. Da tempo de descansar bastante. Vamos se reunir pra mode fazer uma faxina grande na casa, estrebarias, quintal terreiro tudo.

Tá chegando o Natal. Tem aquela gente passiadô que aparrce nas casa da gente.

Tivessem serviço também nas casa deles. Não passeavam tanto.

E daí, depois se viessem e faiasse um ou dois dia. Mas tem uns que parecem que querem ficar e virar agregado da gente. Eu gosto da comadre Dora. O muié pa trabalharar. Fica 8, 10 dia na casa hospedada, mas ajuda em tudo!

Eu gosto quando ela aparece

I come! Meu Deus muiézinha come por 3, 4 pião na roça. Queria saber onde vai tanta cumida no bucho daquela muié. Ashque algum médico tinha que estudar ela.

Nem sei se vem. Porque da última vez que tava aqui. Eu já andava meio inquisiada, pelo fato das pragas na lavora, ela falou numa segunda feira que sentemo pa toma mate, o Jusé ainda estava na roça:

Dizela anssim:- Oia comadre eu só vou ficar mais hoje e amanhã aqui na sua casa.

Pensei comigo, então amanhã de tarde ou de noite ela se manda.

- quarta feira, - ela continuou – ou tarveiz quinta bem cedinho eu pego carona ali com o jabuco ou com o pica-fumo (que é o apelido dos dois caminhão de tora da serraria F. Barros) e vou bater lá no meu irmão Agenor. To com saudade deles. Janeiro tive lá!

Eles tamem sentem farta dagente! Pensei comigo: carculo.

Eu desaprumei na cadeira, enchi um mate e disse:

- oia comadre, todo mundo tem seus cumpromisso. Mazintão antes da senhora ir, vamos fazer o seguinte, hoje nois reunimo as vazia, afiamo as faca, cortamo tempero, reunimo lenha. Amanhã cedinho carniamo aquele porco que tá já treis meis no chiqueiro. Porque a dispensa tá quase vazia de carne e se a senhora for embora antes de ajudar deixa muito serviço pa nois co Jusé.

Eu vi que aquilo azedou o bucho dela. Terça carniemo o porco na quarta cedo ela se mandou sem nem tomar café. Cosa que eu nunca na vida que vi ela fazer.

Penso que teje reinando. Mas se reinou, logo ela esquece e aparece de novo.

Isso foi em março. Sabe que já tô com sodade daquela desgranida?

Tá na época das laranja.

Bom, se ela vier já enfiamo ela nas faxina também.

Ela sempre trazia uma sacada de laranja lá dos Luteski quando vinha!