COOPERATIVAS DE EDUCAÇÃO

As cooperativas de Educação que atuam na modalidade de Ensino supletivo Fundamental e Médio estão surgindo como uma nova oportunidade para jovens e adultos que não dispõem de tempo para freqüentarem uma sala de aula do ensino regular. Muitos pais que largaram os estudos por inúmeros motivos, estão reencontrando seu lugar ao sol, seja por exigência do mercado de trabalho ou como projeto de concretização do primeiro passo de um sonho de adentrar uma faculdade. As escolas públicas, muitas vezes com um número insuficiente de vagas e as escolas particulares com suas mensalidades altas, surgem como obstáculos à realização de projetos educacionais, principalmente para os trabalhadores de baixa renda. Aí é que entra o trabalho das Cooperativas de Educação, compostas de professores graduados em diversas áreas e que juntos se cooperam, apresentando um projeto político pedagógico sério e eficiente. A característica principal de uma cooperativa é de ser uma entidade sem fins lucrativos, permitindo assim a adoção de mensalidades baixas, pois o gerenciamento parte dos próprios professores. Mas a grande vantagem das cooperativas de educação é a não concorrência com o ensino público ou particular, pois as cooperativas são para complementar e ajudar a criar um país melhor, do ponto de vista de elevação educacional. Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessita de sujeitos que saibam conviver e produzir coletivamente. Os professores que atuam nas cooperativas procuram passar para seus alunos, a importância de vivenciarem a práxis de partilhar conhecimentos, reconhecer os benefícios de uma relação de troca sob o ponto de vista cognitivo e afetivo e constituir redes que possam gerar laços sociais em torno de projetos comuns, melhorando assim sua participação na política e nas relações sociais em geral. A visão das cooperativas de educação é disponibilizar os conteúdos da aprendizagem em diferentes abordagens educacionais, sempre interagindo com as diferenças e as diversidades humanas. No início do século XXI, essa modalidade de ensino, tende a crescer e trazer benefícios, tanto para alunos como professores, pois democratizará de vez o ensino. Blumenau já entrou nessa nova Era, com o surgimento das cooperativas de educação, sendo que, num futuro próximo poderá contribuir com o rompimento gradual do modelo de educação homogeneizada e hierarquizada que tem assolado e empobrecido a vida escolar e humana de nosso Brasil. Quando isso acontecer, poderá vislumbrar uma nova modalidade educacional, dirigida por professores que têm um compromisso moral e ético em busca de mudanças para o país, despojados de interesses partidários em detrimento de nossa maior riqueza, que é o povo brasileiro.