Por Osho : Mente tranquila (controlada) e mente vazia (Observada)

"Tem havido um grande mal-entendido sobre estas duas coisas: manter a mente tranqüila e esvaziamento mental. Existiram muitas pessoas que ensinaram que elas são sinônimos. Elas parecem ser sinônimos, mas na realidade estão tão separadas quanto duas coisas podem estar, e não há como interligá-las.

Assim, primeiro vamos tentar encontrar o exato significado dessas duas palavras, porque o sutra Ta Hui completo desta noite diz respeito ao entendimento da diferença.

A diferença é muito sutil. Um homem que está mantendo sua mente tranqüila e um homem que não tem mente irá parecer exatamente igual olhando de fora, porque o homem que está mantendo sua mente tranqüila também está silencioso. Por baixo de seu silêncio há um grande tumulto, mas ele não está permitindo isto vir à tona. Ele está no controle total.

O homem com a não-mente, ou sem atividade mental, não tem nada para controlar. Ele é somente puro silêncio com nada reprimido, com nada disciplinado - apenas um puro céu vazio.

Superfícies podem ser muito enganadoras. A pessoa precisa estar muito alerta sobre as aparências, porque ambas parecem iguais do lado de fora - ambas são silenciosas. O problema não teria surgido se a mente tranquila não fosse fácil de alcançar. É fácil de alcançar. Esvaziamento mental não é tão fácil de alcançar; não é barato é o maior tesouro do mundo

A mente pode jogar o jogo de ser silenciosa; ela pode jogar o jogo de não ter qualquer pensamento, qualquer emoção, mas estes estão apenas reprimidos, plenamente vivos, prontos para aparecer a qualquer momento. As assim chamadas religiões e seus santos caíram na falácia de tranqüilizar a mente. Se você continua sentado em silêncio, tentando controlar seus pensamentos, não permitindo suas emoções, não permitindo qualquer movimento dentro de você, lenta, lentamente isso se tornará seu hábito. Essa é a maior decepção do mundo que você pode dar a si próprio, porque tudo é exatamente o mesmo, nada mudou, mas parece que você sofreu uma transformação.

O estado de não-mente ou de esvaziamento mental é exatamente o oposto de tranqüilizar a mente - é ir além da mente. É criar uma tal distância entre você e a mente que esta se torna a mais distante estrela, milhões de anos luz distante, e você é apenas um observador. Quando a mente é tranqüilizada você é o controlador. Quando a mente não está, você é o observador. Estas são as marcas distintas.

Quando você está controlando alguma coisa você fica tenso; você não pode ficar sem tensão, porque aquilo que é controlado está continuamente tentando revoltar-se contra você, aquilo que está escravizado deseja liberdade. Sua mente mais cedo ou mais tarde irá explodir em vingança."
Autor: Osho
Clique aqui para ler o artigo completo


Clique aqui para ver mais textos de Osho