Chá da Cesta – 7 - A: origem do chá?

De onde é originária a planta?

Em 1985, o investigador Japonês Minoru Hasimoto, explorou simultaneamente duas hipóteses: a de um e a de vários locais de origem. Refutando a tese de vários lugares de origem do chá, Hasimoto esclarece-nos que é geralmente aceite que a planta selvagem do chá é oriunda da cadeia montanhosa situada entre Yunnan (China) e Assam (Índia). Porém, em 1978, estudando a taxionomia, controlando variáveis diferentes e analisando grupos de plantas, Hasimoto propõe uma localização exacta na China: Yunnan e Sichuan. Mais convencido ficou da validade da sua tese após efectuar, em 1980 e em 1983, novas visitas de estudo a Kunming, na Província de Yunnan, e a Xishuangbanna, a sul, na fronteira entre a Birmânia e o Laos.

[Mapa da Área provável do habitat natural do chá]

Fonte: Maria Cândida Liberato, O Chazeiro. Sistemática e distribuição geográfica, in Oriente, Fundação Oriente, 2012, p. 95

Ao contrário de Hasimoto, Ken C. Willson e Michael N. Clifford admitem a tese da diversidade de locais de origem do chá. Em trabalho publicado em 1992, denominado “Tea: Cultivation to Consumption,” situam o berço da planta (variedade sinensis sinensis) numa área indefinida, vagamente delimitada a sudeste do planalto tibetano, incluindo “Sze-chuan, Yu-nan, Burma, Siam” e a origem da variedade sinensis assamica no nordeste da Índia. . Chegam a esta conclusão, distinguindo a evolução diversa do chá primitivo tipo chinês (de folha pequena), da China, da Birmânia e da Tailândia. Em 2007, Mary Lou Heiss e Robert J. Heiss, comerciantes de chá a retalho desde 1974 e assíduos frequentadores dos caminhos do chá asiáticos, apresentam uma resposta semelhante.

Enquanto no leste e sudeste da China os chás sofreram menos cruzamentos ao longo dos séculos, as plantas encontradas na Birmânia e na Tailândia são mais híbridas. Os autores referidos prosseguem o raciocínio, fazendo outro tanto para o chá primitivo da Índia e das áreas limítrofes (folha larga): a região no Assam, onde foram encontradas plantas indígenas, estende-se para leste através das colinas de Naga e da Birmânia. Outro berço natal das plantas situa-se em Manipur (Cachar e Lushai), entre o Alto Assam e Manipur, em ligação com as províncias chinesas de Sze-chuane Yu-nan, onde crescem os melhores chás da China.” Isto leva-os a concluir que a “área do chá camellia, C. sinensis, e a dos seus diversos primos, é comum ao das florestas do sudeste asiático, onde, no seu estado natural, o chá cresce entre 30 a 40 pés de altura.”

Mário Moura

Doutor em História do Atlântico

Universidade dos Açores

Lugar Areias, Rabo de Peixe, Setembro de 2019

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 03/02/2020
Código do texto: T6857424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.