Lucidez

Entre a certeza e a incerteza fico com a dúvida, pode ser que no fim eu mude de ideia. Muitos devem estar se perguntando o porquê não escolho ter a certeza sob as coisas...

... Digo meio incerta que a certeza tende a ser inflexível, afinal, ela já está cheia de si, logo, tende a ser intolerante. Já a dúvida lhe dá margem para transmutação. Copo cheio transborda, não há espaço para mais nada. A certeza delimita a condição das coisas, pensemos em uma pedra: se olharmos para uma pedra tendo certeza que ela é o que é, não nos damos a possibilidade de ser grão, por exemplo, ou até mesmo um vaso ornamental. Mas, se olharmos com dúvidas lhe damos a possibilidade de ser fluída. Nesse ponto é importante atentarmos à um novo aspecto não citado. Talvez a clareza seja menos utópica que a certeza. A clareza dos diz que aquilo é uma pedra, mas, que pode ser uma outra coisa. A incerteza pode ser um gatilho inicial para novas possibilidades e a clareza o apoio para decisões. Mas, a certeza não, essa é uma venda que nos mostra apenas a escuridão. Porém, estou aqui cheia de dúvidas se isso é o que é ou não é.

Yasmin Meirinho
Enviado por Yasmin Meirinho em 24/02/2020
Reeditado em 24/02/2020
Código do texto: T6872899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.