LUA BONITA!

... sempre fui uma saudosa inveterada.

Gosto de recordar tempos idos... lembranças boas.

Coisa de gente que já viveu um bocado.

Essa lua, hoje, me fez voltar no tempo... terreiro da Casa da Minha Tia D'Santo.

Esteiras de palha de coqueiro, forradas sobre a areia fria.

Um banco de madeira, pros mais velhos e os "tocadores" sentar.

Um lampião a querosene na varanda... e os primos munidos de violões e pandeiros.

A fogueira crepitando, assando milho e batata doce... as cantigas se espalhavam pelo Sítio Sant'Yago.

"Lua bonita se tu não fosse casada, preparava uma escada e ia no céu te beijar. E temperava teu frio com o meu calor e pedia a Nosso Senhor para contigo me casar…"

Daí a pouco, a reunião familiar virava uma festa, pois os outros parentes e vizinhos iam chegando com bolo de macaxeira, pamonha, canjica de milho verde... café e biscoito Cream Crak (um luxo)... e as vozes alegres, apaixonadas...

"Lua Bonita me causa aborrecimento, ver São Jorge num ginete, pisando o teu clarão. Por quê casastes com um homem tão cisudo que come, dorme, faz tudo, dentro do teu coração?"

Aí começavam as advinhas, as rodas... e a noite parecia uma criança ouvindo estórias de Trancoso... se negando a dormir.

OBS: Super Lua do dia 09.03.2020.

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 10/03/2020
Reeditado em 10/03/2020
Código do texto: T6884668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.