Todos amam uma boa história

Quem nunca se viu amedrontado assistindo a um filme? Ou triste quando um amigo conta algo que aconteceu a ele? Nossas vidas não seriam as mesmas sem a linguagem, histórias, sem a narrativa. As palavras têm o poder de transformar, de mover nossas vidas. Não é coincidência que algo tão mágico seja usado de forma tão traiçoeira ao longo do tempo. Bons oradores – sofistas? – com discursos vazios – com certeza sofistas – usando dessas artimanhas para enganar o povo – políticos! –. Ninguém está blindado, é possível ficar enternecido e motivado com frases do tipo:

“Não se pode viver verdadeiramente e desistir do que dá significado e propósito a uma vida inteira”

“Quanto mais você aspirar, mais vai crescer“

“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.”

(Duas dessas frases, a propósito, foram ditas por Hitler e uma por Gandhi)

Narrativas movem o mundo, quantas vidas não foram salvas por boas ideias? E quantas crianças não foram mortas por ideologias aparentemente boas? Esse é um ponto a se averiguar, como julgar a eficácia de um discurso?

Alguém dizendo a uma nação que: “É preciso ter coragem, pois se alguns perecerão, isso é por um bem maior, a salvação de todos” – retórica barata, a frase nem se sustenta na verdade –. É o tipo de frase de algum estadista amoral, que só se importa com seus próprios interesses e está pouco se importando com o povo.

Bons discursos precedem boas ações? Não necessariamente. Discursos ruins precedem boas ações? Muito difícil. Quem dera houvesse um contador Jaeger para medir falácias, mentiras e assim ficássemos mais alertas. Palavras geram emoções, que geram sentimentos. Emoções são a força motriz de nossas ações, muito mais do que razão. Um grande perigo mexer com a emoção de uma nação, para fazer coisas irracionais... isso acontece aos montes.

Não sou a melhor pessoa para falar sobre narrativas, venho me sentido um Abed made in Brazil* (muito menos inteligente, é claro). E sim, esse é um texto tentando te convencer do quão perigoso pode ser acreditar em textos que tentam te convencer sobre algo – essa é a magia da narrativa –

Francisco Nascimento
Enviado por Francisco Nascimento em 30/03/2020
Código do texto: T6901876
Classificação de conteúdo: seguro