O por quê de um pseudônimo.......

Sem dúvida há pessoas que questionam o uso de pseudônimos nos dias de hoje... Até argumentam "não ser coerente e transparente" aquele que se serve de tal, que "os tempos da censura já se foram" e coisas congêneres, o aspeado é porque não é minha a citação...

Ressalta-se aqui que o uso de tal vocábulo serve apenas como efeito literário e/ou artístico, algo que desperte a atenção e curiosidade do leitor, que instigue a imaginação em torno de uma figura desconhecida.... querem mais argumentos??? são tantos....

Não é por usar um pseudônimo que o escritor esteja sendo desonesto e insidioso para com os seus leitores... pelo contrário... está querendo provocar, ao menos, o despertar de uma imaginação talvez adormecida....

É fato várias pessoas do meio artístico e literário escreverem sob o signo de um pseudônimo....

É coerente e transparente, sim senhor...

O próprio Aurélio nos diz "nome falso ou suposto, em geral adotado por um escritor, artista, etc..."

Dessa forma é uma questão de estilo, gosto pessoal, criatividade, opção e outros mais....

Não se torna menos verdadeira aquela pessoa que não assina o que escreve com seu próprio nome... por usar um tão conhecido "pseudônimo"....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 09/11/2005
Código do texto: T69126