Quarentena(parte 2)

Mais um dia aqui,apesar de que faço isso por nenhuma estima. Dura verdade,mas é o que posso dizer.

Ouvi dizer, que o escritor existe por não saber viver.De alguma forma,acho isso uma verdade.

Por mais sinto que os escritores de antes sabiam viver mais do que a gente.

Celine,por exemplo,vivia como um errante,mas ele tinha boas histórias.Histórias boas o suficientes para escrever bons livros.

Henry Miller também,ele ficou um tempo em Paris,participando em várias loucuras.Não sou fã nos livros dele,mas o considero um cara interessante. Se você procurar no youtube,pode achar um documentário onde ficamos dentro no banheiro do Henry Miller.Nunca vi um banheiro tão exótico e tão cheio de histórias.Miller era um cara legal,por mais que eu não seja mesmo muito fã de seus livros.

Jack Kerouac?Dizem que ele era um cara triste.Um cara muito triste.Então ele ocupava o seu tempo ouvindo Jazz,bebendo,trepando e viajando.Era um cara que tinha sede de viver,e que a escrita era uma espécie de documento dessa sede.

Bukowski só escrevia,pois não tinha nada melhor pra fazer.A escrita e a bebida eram a sua igreja.Ele passou boa parte de sua vida como um miserável: namorou com algumas mulheres doidas, teve sei lá quantos empregos de merda,e sabia como era dormir num banquinho de praça. Ele tinha a escrita e bebida como alívio.

Eu gosto do Howard também,sabe?Apesar de que é um amor recente.O Howard é um figura importante dentro na literatura pulp,além no fato de ter sido um sujeito bem peculiar(uma vez,ele tinha que escrever uma história de boxe,então ele saiu correndo pelas ruas ...esmurrando o vento).Ele escrevia muitas coisas,histórias de derivados gêneros,mas ele é considerado o cara que inventou o gênero "Espada e Magia".Criou personagens como Conan,Solomon Kane,Sonja e entre outros.Howard tinha um bom conhecimento histórico e isso foi consistente para criar os seus personagens e universos.

Eu leio HQ,sabe?E as coisas que eu mais gosto é "A Espada Selvagem de Conan"(um amor recente também).Boa parte das histórias eram adaptações bem fieis nos contos de Howard,além de que essa revista mensal abriu portas para vários desenhistas talentosos.Howard tinha uma lance,uma visão trágica,sabe?Você via isso das histórias(Ele cometeu suicídio).

De qualquer forma,acho que são impressões românticas minhas.Só acho que eles viviam mais do que a gente,ou coisa no tipo,por mais que todos eles eram errantes ou fodidos.

De alguma forma,é um grupo bem específico de caras fodidos.

Oras!Talvez a única diferença deles com a gente é isso: eles tinham talento de cair na merda.

É só ver os caras do Blues.

Skip James,por exemplo,é um mistério até hoje.Depois na crise de 29,ele sumiu e voltou apenas durante os anos 60.Tocou em alguns shows,mas depois morreu.Virou uma figura cult do blues e por mais que fosse um excelente músico,nunca ganhou uma boa grana.

Robert Johnson,bom,ele já é um clichê nesse sentido.Só duas coisas são certeiras sobre o bluseiro: a vida dele foi rodeado de mistérios e tragédias.Essas duas coisas estão envoltas na figura de Johnson até hoje.Até hoje,tem fábulas sobre ele: o fato de que aprendeu a tocar violão por causa de um pacto demoníaco,que antes era um péssimo músico e voltou a andar pelas ruas com o espírito satânico.Outras coisas eram as desilusões,coisas tristes.Ele foi desprezado por muitos,não tinha muitos amigos.Alguns pastores falavam que o blues era coisa do diabo e ele se fodeu por causa disso.Dizem que ele engravidou uma mulher,que era filha de um pastor,mas nunca teve a oportunidade de ver o filho por causa disso.Ele morreu, bebendo uma garrafa de veneno por puro engano.Trágico.

Eles sabiam cair na merda.Tinham estilo.

Uma vez,uma amiga minha disse que a última pessoa que tinha essa vibe,era de fato, a Amy Winehouse. Que a Amy era umas das últimas cantoras românticas do universo.De vez em quando...fico pensando ou curtindo essa ideia.

O que a gente sabe mesmo,né?Nos últimos dias,eu apenas criei outra regra:conservar as incertezas.

Tenho medo de pessoas que são eternamente felizes ou que sabem tudo sobre a vida.Melhor manter distância,vai que eu pego essa doença.

CaiqueM
Enviado por CaiqueM em 15/04/2020
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6918019
Classificação de conteúdo: seguro