LITERATURA ERÓTICA: ARTE OU PORNOGRAFIA?

Faz tempo que, ao observar as nuanças do que se conceitua “mundo artístico”, tenho feito-me alguns questionamentos.

Primeiramente, fui atrás de tentar conceituar...ARTE.

O vernáculo “arte”, recorrendo-se ao AURÉLIO, pode ser usado de várias formas, configurando várias situações; mas a que aqui me refiro, seria justamente à faculdade que têm “Os Artistas”, após o domínio de determinados instrumentos que sensibilizam os sentidos, e CARREGADOS DE VIVÊNCIA PESSOAL E PROFUNDA, desencadearem...através de suas obras, emoções, estados de espírito “de caráter estético” , que retomam ou renovam sensações a quem as observa.

Achei a tal definição meio incompleta.Não a vejo tão somente assim.

Mas aqui está o questionamento que me faço: Haveria algum “estado de espírito” que diferenciaria a arte da não arte? Ou seja, seria artístico algo que não acrescenta, deixando-nos a sensação de “oco” de propósitos e mensagens?

Qual o critério teriam os críticos de arte para diferi-la da pseudo arte, ou seja, daquela “arte” voltada para a larga produção e consumo, sem o mínimo de qualidade técnica?

Observem: Ao se ler um poema, ao se ouvir uma música, ao se observar um desenho, uma pintura, uma fotografia, uma cena, uma fita, temos instantaneamente a sensação do que é "arte", mesmo sem conceituá-la!

Muitas vezes há repulsa (Credo!)... outras de prazer...(Que lindo!!)-mas vejam ambas comunicam, mas nem sempre atraem!

E se não agradam, talvez não tenham se valido, os artistas, da forma ideal de expressão, por conseguinte,não alcançam a real comunicação artística, pois uma obra nunca quer afugentar.

Acredito que o que define a arte como arte, é capacidade que o artista tem, através da beleza, de alcançar o ÍNTIMO DA ALMA DE OUTREM.E isso é dom inato.

Os artistas têm toda a matéria prima à sua disposição: Letras, palavras, tintas , telas, pincéis, grafite, filmes, fatos, vida...mas fará a diferença aquele que souber melhor trabalhar os recursos para obter o seu intento:ENCANTAR.

Não ENCANTA aquele que, apesar da estética, tão somente atinge a impressão dos sentidos(corpo)...é mister ELEVAR o espírito.

Criar cenários não basta.Há que se transportar o expectador para dentro da obra do artista. E sem apelação!

Temos que comunicar o abstrato, o subliminar da vida e das experiências, mandar a mensagem, e nossa arte sem dúvida alguma, também é parte de nós.

Cada artista é um conjunto de histórias, de sensações, de situações de vida,e é impossível não nos amalgamarmos à nossa arte.

Trata-se do nosso olhar para a vida!

Impossível comunicar algo sem conhecer a matéria à qual nos propomos a cantar...

Porque arte é grito, é repúdio, é questionamento, é denúncia é aconchego , é fuga, é descanso, é ALIMENTO, É VIDA.

Enfim, um pouco de cada um de nós para os olhos do mundo!

E por mais que sejamos ficção, há que se lembrar, por exemplo, do conhecido poema de FERNANDO PESSOA, quando diz que “ O poeta é um fingidor, e finge tão completamente... que chega a fingir que é dor, a dor que DEVERAS SENTE.

Só para terminar, exemplifico com algo que tenho percebido nas letras.

Às vezes , sinto vontade de me arriscar no erotismo, em poemas sensuais. Tenho dificuldade.

Vejam, é dificílimo trabalhar a sensualidade e o erotismo nas letras, sem cair na quase pornografia.A linha demarcatória é muito tênue...

O que tenho percebido, que nesse gênero, se confunde muito as estações.

O que poderia ser algo sensual, belo, e harmonioso, transforma-se facilmente num pastelão pornografico apelativo, que claro, chama atenção pelo tema porque envolve os sentidos, mas muito longe está de alimentar a alma.

Mas enfim...somos adultos suficientes para sabermos qual o alimento que melhor nos convém.

Afinal, pornografia é arte?