SOBRE A TRAIÇÃO

"DESTA VEZ A CONFUSÃO DELA FEZ-SE CONFISSÃO PURA"

Ao analisar o escrito dentro das entrelinhas o livro contém provas e anti provas do adultério, contado e prestado pelo próprio Bento Santiago (que é o narrador). Há de ser extremo Puritano (quase um seminarista) e, acreditar que Capitolina não traiu assim Dom Casmurro. No entanto não começo esse escrito dizendo que tem ou não o termo estraga-prazeres em inglês: o famoso "spoiler". A literatura não nos mostrará spoiler pois se trata de ampla abstração nos dizeres e formas únicas de interpretá-la.

- Era o próprio, o exato, o verdadeiro Escobar. Antes de terminar a xícara de café, terminei de ler Dom Casmurro (1899), na minha visão o Magnus Opus de Machado. Voltando, a dissimulada que envolve qualquer cena - desde o muro rabiscado ao debruçar das janelas... alguns vão mencionar "como confiar em um livro com narrador em primeira pessoa?". Os relatos cegos de ciúmes, o desprezo pelo não culpado do fato; como sofreu Ezequiel acontecendo ou não a traição.

O complicado de analisar a obra é que há um ou dois momentos a sós de Capitu e Escobar; e nunca narrados com intelecção, a não ser de uma forma póstuma. Como o dinheiro guardado e a tarde de que Escobar passou pela casa sem a presença de Bentinho. O choro e o olhar fixo apaixonado da oblíqua com olhos de ressaca no caixão do defunto comerciante. Lembremos que Dom Casmurro teve uma "oportunidade" intimista com Sancha; desde o aperto de mão à viuvez.

A peça de Otelo que Bentinho assistiu perto do fim do romance e que inspirou o livro, o ato controverso e romântico de se matar. Têm coisas que é ditas nas entrelinhas, como uma fotografia e a culpa sempre julgada fora da adúltera ao qual investimento somado e o sofrimento da dissimulada. A discussão nem teóricos resolveram e a maioria do público sempre julgará que apenas é uma história de amor jovial com final trágico. E a solidão com outras mulheres que um velho advogado teve. "A terra lhes seja leve". Vamos à História dos Subúrbios.