DA FÉ NOS 4 EVANGELHOS à curiosidade dos apócrifos... tradição e bíblia...

Sobre os apócrifos a matéria é complexa e polêmica, contudo pode ser vista por nós leigos com curiosidade e atratividade. O cuidado é de nos mantermos firmes e fiéis a Igreja e tais leituras dos apócrifos não nos impedirem de amar Jesus nos 4 Evangelhos canônicos, escolhidos desde o século 2º por Iriney de Lyon e outros padres da Patrologia ou Patrística. ___ "Os livros Apócrifos são muito estudados atualmente pelos teólogos, porque a sua narrativa ajuda a revelar fatos e curiosidades a respeito dos primórdios do cristianismo." FONTE EM : https://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos

Os evangelhos apócrifos são conservados na biblioteca vaticana com todo zelo, carinho e respeito. Não são canônico porque os Padres da Patrística, confirmados por Tomas de Aquino nos veem com magia e dispersão em alguns fatos reais da vida e dos milagres de Jesus. Irineu de Lyon desde o século II os recomendava a leitura e piedade cristã, não como dogma e nem como referência da fé, por conter episódios obscuros que se contradiziam e Jesus ser mais um mágico do que o Filho de Deus e da Virgem Maria. Assim, a Igreja de tantos apócrifos, selecionou os que conhecemos na Bíblia os 4 Evangelhos canônicos, ou seja, que são inspirados e sequem critérios da igreja e da fé desde a origem do cristianismo. São objeto de estudos e confrontação e todos os cristãos podem ter acesso a eles, desde que façam o cadastro e sigam as regras de leitura específicas em bibliotecas públicas consagradas no mundo todo: como não escrever neles, não rasgar, não tirar cópias sem autorização da autoridade da igreja etc. Hoje, a igreja nos recomenda a leitura e o respeito dos apócrifos. Até existem mestrados e doutorados sobre eles...

J B Pereira e https://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos
Enviado por J B Pereira em 26/07/2020
Reeditado em 26/07/2020
Código do texto: T7017651
Classificação de conteúdo: seguro