Percepção da vida aos 31 anos... E mais um relacionamento que se foi

O mundo é imenso, repleto de pessoas, animais, natureza, mas todos os sentimentos, principalmente o sofrimento que sentimos, existem exclusivamente na nossa mente, alma, espírito, qualquer que seja o nome que você dê para você na essência.

Saber disso não faz com que deixemos de sentir o sofrimento, assim como não faz com que deixemos de sentir alegria ou felicidade, mas é um importante elemento para o autoconhecimento. Saber melhor sobre si não torna automaticamente a vida mais fácil, nada o faz. Contudo, saber melhor sobre si é importante para julgarmos nós mesmos com bondade e sabedoria.

Não importa o que aconteça fora de você, tudo que você sente está unicamente dentro de você, o sentimento é a sua forma interior de ver o que acontece fora de você, por isso que a alegria de uma pessoa pode ser a tristeza de outra, a primeira sente o momento e o mundo externo de um modo diferente da segunda.

Com isso é possível entender que o mundo fora de você é totalmente neutro, é como um desenho em branco, pronto para a sua criança interior pintar como quiser, ou como conseguir. E como criança que somos, as vezes não entendemos o limite dos contornos enxergados por outras pessoas e nosso lápis de cor vai além desses limites.

Não é justo reprimir uma criança por pintar uma parte da casinha com a cor do céu, afinal, é o modo dela ver o desenho naquele momento, às vezes pintamos nossa vida com a cor da tristeza, também não é justo reprimir você mesmo por essa pintura, é o seu modo de ver o desenho nesse momento.

É importante saber que, com o passar do tempo, suas pinturas podem se tornar ainda melhores conforme você pratica mais e mais, e sua vida também. Sempre haverão tintas tristes e elas muitas vezes ultrapassarão os limites do que você gostaria, mas o erro está em se culpar demasiadamente por isso, e não por ter pintado ou sentido além dos limites.

Lembre-se que o mundo exterior é apenas um desenho que precisa de você para ser colorido com seus sentimentos, e você é uma criança que vai pintar esse desenho com os lápis de cor que encontrar no chão da sala. Não se culpe pelo que sente ou não sente, não existe no mundo algo que te obrigue a fazer isso e tampouco deveria existir em você.