Tens conteúdo?!

Contentamento  é o estado daquele que rasga o peito e se realiza plenamento com aquilo que vê.

Etimologicamente, vem do latim – contentus e continere – estando ligada a dois significados: satisfação e conteúdo.

Assim, o contente é aquele que anda satisfeito com o conteúdo.
Ao contrário, descontente é aquele que se arrasta descontente.

Mas com o conteúdo de que?
A conteudo de si mesmo.

O contentamento não exige um passado incolome, mas uma postura de quem sabe encontrar em sua Alma as sementes das virtudes e as cultiva. Seu interior é um cofre de ouro onde coleciona virtudes e cultiva suas sementes.

Na Biblia temos. 1 Timóteo 6:6:
"De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro."

Na literatura budista temos:
"o contentamento é a maior riqueza."


O contentamento tem a ver com tomar posse desses tesouros. Tomar posse de si mesmo.  Daquele que se identifica com sua Alma. É uma qualidade de quem olha para dentro para se conhecer e se cultivar. Daquele que reconhece o ouro interior e caminha satisfeito. Uma satisfação que, ao contrario de paralizar, impulsiona mais ainda ao melhor de si.

Contentamento é um estado de espírito. Tem a ver com o conteúdo do SER e não com o TER.

De fato, CONTENTAMENTO é a maior riqueza e uma grande fonte de lucro.

Um homem contenente é um homem-Sol. Ele ilumina e aquece.
A companhia de um homem contente é sempre uma boa companhia
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 27/08/2020
Reeditado em 16/09/2020
Código do texto: T7047642
Classificação de conteúdo: seguro