A DIVINA PROVIDÊNCIA? UMA TRÁGICA ILUSÃO!

.

Faz vários anos que estou no Recanto das Letras onde publico os meus textos e frequentemente me deparo com depoimentos de crentes agradecendo a Divina Providência que salvou a vida de um familiar ou do próprio crédulo. Mas, lendo atentamente esses relatos, logo se descobre que, na verdade, quem curou a pessoa foi a medicina moderna ou, também, uma resposta positiva do organismo doente que se defendeu sozinho da moléstia. Com efeito, de regra quem cura é o próprio organismo auxiliado pelas terapias que são oferecidas pelas Ciência e que nada tem a ver com alguma divindade.

Entretanto, essas pessoas que nem sequer raciocinam, só sabem falar em milagres imaginando Deus como um ser humano, embora invisível, que, sentado em cima duma nuvem dispensa seus favores a quem mais recita orações ou paga regularmente o dízimo na sua igreja. Portanto, o bom cristão nada haverá a temer, porque a Divina Providência o protege e a fé move montanhas... ou não? Vamos aos fatos...

Nesses dias, depois de um mês de Agosto terrivelmente quente, a Itália do Norte foi varrida por uma frente fria que trouxe violentos temporais, tempestades e vendavais de forte intensidade.

Aconteceu que também um acampamento, perto da cidade de Marina di Massa, foi atingido por uma tromba-d’água que causou a queda duma árvore. Infelizmente a planta desabou em cima duma cabana na qual estavam um casal e três filhas, uma de 19, uma de 14 e uma de apenas três anos de idade. Enquanto os pais e a moça mais velha se salvaram, as duas menores não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Agora queria saber uma coisa: onde estava a tal da Divina Providência quanto a planta caiu em cima da tenda? E por que ela ou o “anjo da guarda” não deslocaram de um só centímetro a trajetória da planta? Teria sido suficiente para salvar as duas meninas!

Mas, se alguma vontade "superior" havia determinado que duas vidas deviam ser ceifadas naquele trágico dia, por que não fez com que apenas os pais, que são mais velhos, morressem e as caçulas se salvassem? Como vai ser a vida desse casal agora que perdeu o que tinha de mais precioso? Porque todos sabem que se numa família alguém deve perder a vida, é melhor que sejam os mais velhos e que os jovens sejam poupados. Mas não foi isso que aconteceu!

Já ouvi depoimentos de pessoas alegando que a “mão de Deus” salvou um filho da queda de um terraço, que a Providência impediu que uma criança fosse atropelada por um carro, que um anjo curou uma doença “incurável”, e assim por diante. Se isso fosse verdade, significaria que Deus está sempre vigiando essas jovens criaturas impedindo que elas percam suas vidas ainda antes de ter saboreado o lado bom da existência. Mas dessa vez e em muitas outras circunstâncias o desfecho foi dos piores.

Provavelmente os crentes irão dizer que Deus (que escreve torto por linhas certas!) amava tanto aquelas meninas que as chamou para ficar para sempre com Ele. Estou bastante curioso de saber o que uma criança de três anos de idade vai fazer num lugar chamado “Paraíso”: será que vai passar a eternidade brincando com bonecas e animais de pelúcia? Seria uma perspectiva tão sombria que é bem melhor virar cinzas do que passar o resto da eternidade num estado pouco mais que vegetativo. Digo isso com base nos ensinos dogmáticos da própria Igreja a qual afirma que lá no Céu não se come, não se bebe, não se cresce, não se viaja, não se trabalha, não se dorme e nem se sonha, não se estuda, não se descobre, não se pratica esporte, não se namora e nem se faz sexo, ou seja, todas aquelas atividades que tornam a vida digna de ser vivida.

Os crentes não querem entender que tudo o que acontece é resultado do puro acaso e não depende de Providência alguma. Estamos sozinhos no universo, mas para muitos que ainda não cresceram mentalmente, fica muito difícil aceitar essa realidade prosaica e, por isso, preferem continuar acreditando na inexistente Divina Providência que, se de um lado os consola, do outro impede que as pessoas tomem as devidas providências aptas a prevenir esse tipo de acidente mortal.

Assistam o vídeo mostrando o local da tragédia e vejam como, se a trajetória da planta tivesse sido deslocada de apenas 30 ou 40 centímetros para a esquerda, as duas meninas teriam se salvado.

Fica portanto comprovado que a fé não apenas não move montanhas, mas nem sequer move objetos infinitamente mais leves que uma montanha.

O vídeo se encontra no YouTube. O título é:

Marina di Massa, albero si abbatte su una tenda da campeggio: morte due sorelline di 3 e 14 anni

NOTA: Também esse artigo foi adicionado ao meu E-livro intitulado: "Viagem ao centro do Cristianismo" que pode ser baixado na minha escrivaninha.