O Protagonista

Não ouviras de mim, Protagonista, uma única palavra em defesa.

És tu que deves brilhar. Sou teu auxiliar, teu servidor e concorro apenas para o teu bem.

Como coadjuvante, não preciso ter razão. Minha expectativas, se existem, são apenas para te fazer-te brilhar mais. Nada é para mim.

Contente, contento-me em servi-lo bem, sem necessidade de aplausos.

Sirvo-o não para agradá-lo, pois já não posso agradá-lo, mas talvez fazê-lo mais robusto.

Elogios e criticas dirigidas a mim me corrigem ou consolidam um aprendizado, mas em nada afetam a cena, pois os holofotes são apenas para ti, Protagonista.

E por me dedicar totalmente a ti, esqueço de mim e do reconhecimento já não me alimento mais. Então me pergunto: onde foram parar todas as afetações que com ele residiam?

O que me sobra é a paz do dever cumprindo-se. Não um cumprimento perfeito, pois não posso dar o que não sou, mas um perfeito cumprimento de dar tudo que sou, sem ressalvas.

Não penses, Protagonista, que lhe darei tudo que queres. Te darei apenas o que dão os amigos. Te darei combustível para o teu fogo brilhar, ainda que de mim sobre apenas cinzas.

E não penses que por tudo doar, me tornarei frio e vazio. Um bom servo deve se manter saudável para melhor servir seu amo. Diante de você, comerei as sobras, deixarei de dormir e cederei minhas cobertas. Mas quando sozinho, treinarei e cuidarei arduamente do meu corpo e minha mente para melhor servir-te. Não cuidarei do meu espírito, pois meu espírito és tu.

Vazio de mim sim, mas não vazio de tudo, pois tenho que ter o melhor para te servir o melhor. Mas só o melhor de coadjuvante, Protagonista, para não rivalizar contigo.

Protagonista. Tu és para mim o amigo, o mestre, o ser amado.

És o meu caminho, a verdade e a vida.

----

Dedico este texto aos quatro protagonistas da minha vida:

minha esposa,

meu filho,

minha Alma,

e o amigo ou amiga que nos lê por cópia.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 04/10/2020
Reeditado em 04/10/2020
Código do texto: T7079610
Classificação de conteúdo: seguro