Governadores cegos: uma população a mercê

As temidas pandemias que devastam e acabam com famílias inteiras, e até países, trazendo a completa miséria, entretanto, como ficam os de classe privilegiada os “intocáveis”? Edgar Allan Poe em seu conto “A Máscara da Morte Escarlate”, trás a história do Príncipe Próspero, comparado com tantos governadores da atualidade, onde o mundo enfrenta um grande vírus, se fechou em seu grandioso castelo “Tratava-se de uma vasta e magnífica construção, criação dele mesmo, o Príncipe, conforme seu gosto excêntrico e majestoso. Rodeava a construção um muro espesso e elevado, guarnecido de portões de ferro.” (POE/1942) Chamou seus amigos, cavalheiros e damas para há sim “fugir da peste”. O medo quando se tem um vírus tão letal como o do conto e o covid-19 é normal, entretanto, o que não deveria ser cabível é representantes se esconderem enquanto a população fica as margens do abismo, a fome não chega à classe alta, mas dói na classe baixa, o Príncipe por sua vez abasteceu de comida seu castelo, já os outros minguaram de fome, “Que o exterior se arranjasse como pudesse” (POE/1942) São nessas horas que a ficção se torna realidade, “A pandemia do corona vírus agravou o problema da fome em muitos países e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) avisou na segunda-feira (13/07) que a crise pode levar a um aumento de 83 milhões a 132 milhões no número de pessoas desnutridas no mundo em 2020.” (NEWS/2020) Não a o que fazer nesses casos quando os governadores são os primeiros a virar as costas para a população de baixa renda, apenas esperar a peste chegar e devorar tudo. Tendo em vista que, são inúmeros problemas abordados no conto remetendo a vida real. É interessante como a arte copia a realidade (mimesis).

O conto se passa quase que inteiramente em um baile de máscaras, organizada pelo Príncipe Próspero, onde ele mesmo se deu ao trabalho de escolher tudo que ali estava, incluindo as máscaras que seriam usadas, eram sete salas, todos com lindas decorações, contudo, a sétima era diferente, tenebrosa, de arrepiar, tinha um sino preto que ao seu soar todos calavam e a música parava.

Havia um convidado que estava mais para um intruso, os demais estranharam, estremeceram, paralisaram. “Estava envolto com uma mortalha funerária da cabeça aos pés. A máscara, que lhe ocultava as faces, reproduzia fielmente o semblante de um rígido cadáver.” (POE/1942) Dinheiro não é tudo, mas nessas situações os mais afortunados sofrem menos, entretanto, assim como no conto o Covid-19 fez vitimas, pessoas de visibilidade, governadores e até presidentes. “Ecoou um grito agudo e o punhal caiu, como um relâmpago, sobre o tapete fúnebre, onde o Príncipe o Príncipe Próspero tombou morto, instantaneamente.”(POE/1942) Matando não só o Príncipe mas todos os convidados ali presentes, assim como na arte há um caso parecido no Piauí onde foi ao óbito o prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, “O paciente que morreu por conta da Covid-19, doença causada pelo vírus, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes.” (AIRES e ROMERO/2020) O presidente dos EUA não fez diferente do conto e no dia 14 de Setembro de 2020 realizou um comício em local fechado, onde teve uma aglomeração de pessoas. Havendo também lideres mundiais que foram contaminados, como o Jair Messias Bolsonaro, Donald Trump, Príncipe Albert II, Juan Orlando Hernández, alguns deles como o Príncipe menosprezaram o vírus, deram as costas, deixando há sim seus países com mais de 150 mil mortes, como foi citado a cima uma frase do Príncipe é “Que o exterior se arranjasse como pudesse” o presidente brasileiro faz o mesmo e subestima a doença, dando a seguinte declaração "Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria acometido, quando muito, de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico, daquela conhecida televisão" (NEWS/2020) O desprezo levou milhares de pessoas ao óbito.

As festas mesmo em tempo de pandemia não diminuíram apenas mudaram de nome “festa clandestina”, se observar e fizer uma analise de todo o conto com a realidade de hoje, não há uma vírgula diferente, pelo contrario, as festas são recorrentes, ““É uma festa, amigo, fechada... que eu tô fazendo, entendeu? Vou levar umas amigas, presença... Aí se você quiser ‘encostar’ eu separo um sofá pra você. Vai rolar funk, pagode, começa às nove da noite e vai até seis da manhã”. A mensagem é do promotor de um baile clandestino que fica na zona Sul de São Paulo. O homem promete levar mais de cinquenta mulheres convidadas e negocia valores de camarote como se as regras da pandemia não existissem. O próprio flyer improvisado pra divulgar o evento no Instagram assume a palavra “clandestino”. (DURAN e PASSERI/2020) E mais uma vez a realidade e a arte se misturam, o Príncipe Próspero fez sua festa como muitos e também como muitos, devido a imprudência tantos morreram ou foram contaminados. Eis a questão, se nem os governadores levam a serio a atual devastação, porque a população levaria?

Aprende-se muito com o conto, apesar de ser escrito em 1942, continua sendo bem atual, mostrando como a desigualdade de classes interfere drasticamente na vida das pessoas, há sim como no conto a governadores que se fazem de cegos para não ver a calamidade que essa pandemia trouxe, como, a fome e a miséria tendo um aumentou rápido e desenfreado. Contudo, não há como escapar da morte escarlate.

Referências

HENDERSON, Eua. Em meio à pandemia, comício de Trump em lugar coberto revolta autoridades de Nevada. 14 de Setembro de 2020. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/09/14/comicio-trump-em-lugar-coberto-revolta-autoridades-de-nevada.htm> Acesso em: 29 de Setembro de 2020.

POE, Edgar Allan. The Mask of the Red Death. In: Tales of Mystery and Imagination. New York, Buccaneer Books Inc, 1986.

NEWS, Coronavírus: pandemia agrava fome e desespero na Venezuela. 17 de Julho de 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53443134> Acesso em: 20 de Novembro de 2020.

AIRES, Suzana. ROMERO, Maria. Secretaria de Saúde confirma primeira morte pelo coronavírus no Piauí. 28 de Março de 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2020/03/28/piaui-registra-primeira-morte-pelo-novo-coronavirus-diz-sesapi.ghtml> Acesso em: 27 de Novembro de 2020

MARTINS, Thays. Veja outros líderes mundiais que, assim como Bolsonaro, tiveram Covid-19. Disponível em <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/07/07/interna_politica,870122/veja-outros-lideres-mundiais-que-assim-como-bolsonaro-tiveram-covid.shtml> Acesso em: 27 de Novembro de 2020.

NEWS,bbc. Relembre frases de Bolsonaro sobre a covid-19. 7 de Julho de 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53327880> Acesso em:27 de Novembro de 2020

Victória Reginna
Enviado por Victória Reginna em 27/11/2020
Código do texto: T7122223
Classificação de conteúdo: seguro