A verdade não existe

A verdade não existe materialmente porque ela é um ser e não uma qualidade. Quando Jesus esteve diante Pilatos e este lhe perguntou "O que é a verdade" Ele não lhe respondeu justamente porque Pilatos estava procurando materialmente uma verdade, de modo que tentar demonstrar onde estava o erro de Pilatos era impossível tanto quanto é impossível encontrar Deus na matéria.

Por isso Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Porque Ele é verdadeiro. Mais verdadeiro que toda a humanidade. Toda palavra de Jesus é verdade porque partiu da verdade e não porque confere com a realidade material.

Do mesmo modo, a mentira é um não ser. Por isso dizemos que tal coisa não é assim. A verdade é a correspondência com o que é e a mentira com o que não é.

Justamente por isso tudo o que dizemos é sempre, de certa forma, uma meia verdade, ou uma verdade parcial. Porque nós, homens, não somos um ser completo, mas intermediários entre o animal e o divino. Justamente nos "divinizamos", nos santificamos, na mesma medida em que buscamos amar e viver na verdade.

Por isso Santa Tereza d'Ávila escreveu em seu "As Moradas do Castelo Interior" (somente li este, pode ser que ela tenha dito o mesmo em outros livros) que o que há de acerto ali é obra de Deus e o que há de erro é obra dela.

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911