Mutatis mutandis: Ética, Virtude e Ação

Para o senso comum, é recorrente o conceito de que Ética e Moral são substantivos entendidos como algo limitador e regulador. Em verdade, essa concepção é totalmente inadequada, pois é justamente o contrário: o homem é sujeito moral de ação/atitudes em gozo de liberdade, uma vez que a ação moral é necessariamente de sujeito livre. Na Moral, você escolhe os caminhos; na Ética, é um esforço de melhor forma de conviver. Portanto, a Ética tem uma dimensão individual para os valores morais, e Moral uma definição coletiva com os valores estabelecidos socialmente. Para exemplificar essa assertiva, poderíamos dizer quanto maior é poder regulador do Estado, das regras sociais, maior ainda é o desregramento dos sujeitos sociais.

O princípio das desconfianças é proporcional ao tamanho da moralidade das sociedades. Uma cidade sem moral é uma sociedade vigiada por câmeras, por inúmeras regras, por muitas polícias, presídios e, na falta da moral, torna-se necessário conter esta sociedade doente. A Moral e Ética são antagônicas desta sociedade.

Nossa vida é uma caminhada de escolhas. Somente os homens são sujeitos teleológicos de suas escolhas. Segundo Rousseau, a natureza não escolhe suas decisões: uma maça não escolhe o momento de cair, um gato é gato e tem ações de gatos. Somente o homem é empreendedor, de inteligência capaz de mudar a natureza das coisas e a própria vida. E as escolhas do homem, segundo os princípios éticos, devem sempre ser orientadas para as virtudes e tem finalidade o bem social. Uma sociedade deve ser governada para a Justiça e Vida Boa, e só assim teremos homens livres e felizes. Portanto, se fizermos parte de uma sociedade evoluída, de instituições evoluídas, todo esse patrimônio de valores recairá sobre seus indivíduos. Deixamos a reflexão de Nietzsche: desejo a eternidade de cada instante, viva de tal maneira de desejar a eternidade de cada instante. Precisamos mudar o que tem mudar!

Mutatis mutandis: "mudando o que tem de ser mudado"

Por Manoel Serafim

Academia de Ciências, Letras e Artes Capistrano de Abreu

ManoelSerafimSilva
Enviado por ManoelSerafimSilva em 26/02/2021
Reeditado em 18/08/2021
Código do texto: T7193977
Classificação de conteúdo: seguro