O homem e a formiga

A Perserance acaba de pousar em Marte. Naquele momento o poeta estava sentado tomando um café, quando lhe apareceu uma minúscula formiga. O dedo do homem foi presunçoso e se considerou poderoso frente aquele minúsculo ser. A proporção física entre os dois era imensa... A formiga fugia daquele monstro que brincava com a vida dela. A histórica foto “pálido ponto azul” tirada a 6 bilhões de km da Terra, mostra esta como um ponto também minúsculo. O Sol, este gigante de 1.392.700 km de diâmetro (a Terra tem 12.742km) se torna um pequeno ponto brilhante quando visto sob a ótica da nossa galáxia e suas cerca de 100 a 400 bilhões de estrelas, onde o Sol é uma das menores. Mas não ficamos por aí. A Via Láctea tem o comprimento de cerca de 100.000 anos – luz. Mas vamos mais adiante: o número total de galáxias existentes no universo ainda é desconhecido. Astrônomos possuem diversas estimativas e um consenso atual é de que há algo entre 100 bilhões a 200 bilhões delas por aí. Isto implica um universo observável por poderosos telescópios, com um raio de cerca de 13,8 bilhões de anos – luz. E paramos por aqui, pois o nosso mundinho está afeito aos limites do Sol...

Mas há muito mais a ser desvendado. Citaremos apenas dois

dos mistérios ainda não desvendados e que deixam os cientistas preocupados:

a-Energia escura ou massa escura. A explicação mais simples para a energia escura é que é uma energia intrínseca e fundamental do espaço. Como energia e massa estão relacionadas de acordo com a equação E= m c², a teoria da relatividade geral de Einstein prevê que essa energia terá um efeito gravitacional. Mas é hoje um dos maiores desafios no estudo da cosmologia para os cientistas. Sabe-se que ela existe, mas ninguém comprovou.

b-Buraco negro : é uma região do espaço com um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. A intensa gravidade comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos. No centro da nossa galáxia, a Via Láctea, há um desses, e o seu nome é Sagittarius A.

Bem, chegamos até aqui revendo conhecimentos nem tão difundidos para a massa viva e sua consciência humana. A raça humana existe como uma espécie separada há cerca de dois milhões de anos. A civilização foi formada há cerca de 10 mil anos.

A consciência de um Deus está atrelada à nossa vida aqui na Terra. Sua grandiosidade é imensa e se torna maior à medida que nos afastamos da mãe-terra. Assim, não há como conjecturar sobre a criação do universo, embora segundo a Teoria do Big Bang, o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica, que criou o espaço e o tempo.

Acho que me sinto aquela formiguinha, sem condições de avaliar a verdade do que se passa ao meu derredor, a despeito de possuir cinco sentidos e um cérebro de que só uso 15%, se usar.