Como ajudar a quem precisa - dicas úteis!

Vivendo num país em que 12,8% da população vive abaixo da linha da pobreza, é preciso ter consciência do nosso papel e fazer a nossa parte. É claro que sem a presença do Estado e de políticas públicas eficazes, nossa ação individual terá pouco impacto global, mas não podemos refutar da nossa responsabilidade.

Neste cenário, como fazer algo, se meu salário mal dá para minhas necessidades?, diriam alguns...Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar:

1. Sempre que puder ajude! Doe não apenas o que sobra, mas programe-se para dar auxílio a alguma família, a algum projeto de apoio. Mesmo as pequenas quantias, quando somadas, permitem que mais pessoas sejam ajudadas. Não se acomode. Não banalize o sofrimento. Não permita que alguém passe fome perto de você.

2. Ao prestar auxílio, não julgue. Seja apenas "uma alma humana ajudando outra alma humana" e procure estar aberto a novos aprendizados.

3. Não doe nada que não esteja em condições de consumo ou uso para você e para os seus. Se não serve para você, não serve para o outro também. Temos que oferecer ao outro apenas o que gostaríamos de receber também.

4.Não desperdice alimento. Compre com compromisso. E, se sobrar, não jogue fora, procure enviar para lugares ou pessoas que precisam. Não vai ser difícil encontrar alguém para ajudar, só olhar além.

5. Pratique o consumo consciente. Ao comprar algo se pergunte se você realmente precisa daquele bem.

6. Se possível, financie a educação de uma criança ou um jovem. A educação é a maior arma de transformação social e, certamente, a cada criança/jovem ajudado, um adulto a menos em vulnerabilidade.

7. Se não puder financiar a educação global, apadrinhe uma criança. Auxilie com alimentos, materiais escolares e, principalmente, com afeto também. Pessoas feridas ferem, pessoas amadas curam. Ofereça amor a quem a vida tem oferecido dor. O resultado será enorme... principalmente para você!

8. Visite instituições como asilos, abrigos...doe-se também. Conte histórias, ofereça seus talentos em prol de alguém. Mobilize-se pelos que precisam.

9. Remunere de forma justa os que prestam serviço para você. Não use de sua posição para obter vantagens dos que pouco ou nada têm.

10. Conscientize-se de que vivemos em sociedade para que cresçamos uns com os outros. Se há fome, é porque há excesso também. Ninguém muda de uma hora para outra...mas, podemos nos perguntar, que excesso eu posso mudar?