A Terra, Segundo Cristóvão Colombo

Eric do Vale

Antes mesmo de Galileu afirmar que a Terra era redonda, Cristovom Colombo, dois séculos antes, já defendia essa tese.

Fundamentado em seus próprios estudos, ele buscou navegar pelo Oeste (Ocidebte) objetivando chegar no Oriente, visto que, nesse período, os turcos haviam tomado a Constantinopla, impedindo, assim, qualquer relação conercial da Europa com as Índias pelo mar Mediterrâneo.

Ao colocar em prática os seus conhecimentos marítimos, Colombo terminou indo além das suas expectativas: durante o trajeto, a sua expedição veio dar naquilo que viria a ser chamado de "Novo Continente ". Tal êxito, no entanto, não foi reconhecido. Logo, Colombo morreu pobre e esquecido.

Quando Américo Vespúcio escreveu o livro intitulado de "Novo Mundo" que defendia a tese de que as terras encontradas pela expedição de Colombo não faziam parte do continente asiático. Por essa razão, o Novo Continente passou a ser denominado de América.

Outro ponto importante, aconteceu em 1894, quando Fernão de Magalhães organizou uma viagem as ilhas Molucas para comprovar que esse território estava fora do hemisfério português, definido pelo tratado de Tordesilhas, 1894. Percorrendo o mesmo caminho de Cristóvão Colombo, quando esse viajou pelo Oeste rumo ao Oriente. Desse modo, Fernão de Magalhães confirmou aquilo que Colombro sempre afirmava: a Terra é redonda.

Ele pode não ter sido compreendido, na sua época, entretanto vale dizer que os seus feitos, de certa forma, permitiram com que, posteriormente, o continente europeu deixasse a mesmice e adotasse uma visão mais ampla que possibilitasse um maior avanço na sociedade nos mais variados aspectos , como o econômico, político e, até mesmo, o cultural.