Estas Florestas

As árvores nem sempre são bonitas, as árvores nem sempre são altas.

As árvores, algumas dão frutos, outras não. Mas todas dão folhas, folhas de todos os tamanhos e qualidades, espécies variadas com coisinhas penduradas de todas as variedades.

Na escola pintamos arvores de verde, e o caule de marrom, e insistimos em colocar bolinhas vermelhas significando frutos. Ou seriam enfeites de natal?

Porque também existem as árvores de natal, mas na verdade são todas pinheiros, porque chamamos de árvores quando podem ser de demais espécies, no entanto árvores de natal são todas pinheiros, e pinheiros que não dão pinhas.

Na páscoa não temos árvores, embora a cruz que Jesus fora pregado e humilhado, tenha partido do tronco de uma árvore.

Temos árvores genealógica que contam histórias de todos de uma família, que por sinal é sempre linda, porque não mostra em quantas árvores e gravetos cada um já esbarrou, quantas árvores cada um já matou, e falando em morte, um dos maiores pavores e que um caminhão, daqueles carregados de troncos de árvores cause um acidente em auto-estrada. Ou em quantas árvores já morreram no mundo pelo papel que usamos, por este motivo eu imploro: não imprimam este texto, porque estarão matando mais árvores.

Assim acontece quando pretendemos montar fábricas, construir mais estradas, porque onde colocamos em um lugar, tiramos de outro, porque já chegou uma época em, que o mundo não tem mais nada, depende apenas da nossa imaginação pra reinventar, buscar e fazer o melhor para nós, sem tirar o que é melhor para a natureza.

As árvores fazem muitas coisas, dão frutos, atraem raios, servem de barco, servem para construir casas, para trancar portas, para fazer os lápis. As árvores nos ensinam, porque fazem o papel e o lápis, nos fazem aprender a aprender. Árvores são guerreiras, porque passam frio, e agüentam toda chuva, servem de morada para desabrigados e desavisados, para eterno registro de casais apaixonados. Servem para sombra, para gostosos lanches, para lenha, árvores tem muitas utilidades, imaginem se falassem!

Árvores são extremamente complexas, são como seres humanos: quase todos são de aspecto externo, parecido, mas são tão diferentes!

Douglas Tedesco – 11/2007

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 05/11/2007
Reeditado em 05/11/2007
Código do texto: T724483