Joana D´Arc e os Templários

É atribuído a Ordem dos Cavaleiros Templários (1118 à 1312) o culto à Santa Catarina de Alexandria, durante as campanhas deles nas Santas Cruzadas (1096 à 1272).

Santa Catarina de Alexandria; Catarina nasceu na cidade egípcia de Alexandria e cresceu como uma pagã, mas em sua adolescência converteu-se ao cristianismo. Diz-se que ela visitou seu contemporâneo, o imperador romano Maximino Daia, e tentou convencê-lo do erro moral na perseguição aos cristãos. Ela conseguiu converter a esposa de Maximiano, e também muitos pagãos que o imperador enviou para disputar com ela.

Diz a lenda que Maxmino a desejou como concubina. Ela o rejeitou. Ele então a condenou a ser torturada na roda da morte. A roda quebrou em sua presença. Resolveram decapitá-la. Era virgem.

No Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, São Paulo, há um grande mural ilustrando esse martirírio.

Doroteia de Cesareia foi uma jovem capadócia, conhecida por oferecer sua virgindade a Deus e por este motivo fora perseguida e martirizada.. Doroteia viveu em Cesareia, capital da província romana da Capadócia e foi, segundo a lenda, martirizada por ser cristã no ano de 304, vítima das perseguições de Diocleciano.

Aqui também, houve o assédio da virgem Dorotea por Diocleciano. Rejeitado, fez a mesma coisa que Maximino

Dorotea com Santa Bárbara, Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, formando com elas um quarteto de santos chamadas em latim, "Quattor Virgines Capitales", que significa "As quatro virgens capitais".

Não há documentação que comprove a existência dessas duas santidades.

Por outro lado, há um fato comprovado sobre uma grega pagã chamada Hipátia ou Hipácia (370 – 415) que viveu em Alexandria durante a mesma época de Catarina e Dorotea (século IV).

Hipátia ou Hipácia foi uma filósofa neoplatônica grega do Egito Romano. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido matemática.[2] Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.

De acordo com a única fonte contemporânea, Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo de Alexandria.

A lenda se mescla com a realidade. Os Templários jamais iriam cultuar uma intelectual pagã. A biografia de Catarina não era comprovada, só como lenda. Provavelmente foram eles que mesclaram a exuberância intelectual de Hipatia com o fervor espiritual de Catarina, como ela é reconhecida nos anais cristãos.

Há outro fato interessante, durante séculos, alguns santos e santas não eram considerados para beatificação. Catarina de Alexandria era um deles.

Em 1969, a Igreja Católica omitiu do Calendário Litúrgico Universal a celebração do dia 25 de novembro, em memória de seu martírio. Essa omissão foi mal interpretada como uma espécie de cassação, pois Santa Catarina de Alexandria continua a ser legitimamente venerada nos calendários particulares das dioceses e paróquias. ideia de que seu culto começou apenas na época dos cruzados justamente um dos argumentos para a tese de um culto particular que se tornou popular pelos seus devotos);

Em 1298, Jacques de Molay foi nomeado grão-mestre dos templários.

Em 1305, o rei da França Filipe IV, o Belo (1285–1314) resolveu obter o controle dos templários para impedir a ascensão da ordem no poder da Igreja Católica.

O rei era amigo de Jacques de Molay devido ao parentesco deles; o delfim Carlos, mais tarde Carlos IV (1322–1328),era afilhado de Jacques.

Mesmo sendo seu amigo, o rei de França tentou juntar a ordem dos Templários e a dos Hospitalários, pois sentiu que as duas formavam uma grande potência econômica e sabia que a Ordem dos Templários possuía várias propriedades e outros tipos de riqueza.

Sem obter o sucesso desejado, de juntar as duas ordens e se tornar um líder absoluto, o então rei de França armou um plano para acabar com a Ordem dos Templários.

O ano de 1307 marcou o começo da perseguição aos cavaleiros. Apesar de possuir um exército com cerca de 15 000 homens, foram capturados na madrugada de 13 de outubro.

Mesmo após três julgamentos Jacques manteve sua lealdade para com seus amigos e cavaleiros, recusando-se a revelar o local das riquezas da Ordem e denunciar seus companheiros.

Em 18 de março de 1314, Jacques de Molay foi levado à Corte Especial.

Filipe IV ordenou que ambos fossem queimados naquele mesmo dia.

Mas, o que isso tudo tem a ver com Joana D´Arc?

Nos interrogatórios com seus inquisidores, ela confessa que foi ouvindo a voz de Santa Catarina que encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França. Junto de Santa Margarida e do arcanjo Miguel, era uma das vozes que falavam com ela e a instruíram na sua missão de salvar a França.

Note-se que o culto a Santa Catarina de Alexandria era obra dos Templários que se tornaram proscritos do reino francês e pouco mais de um século depois, uma desconhecida camponesa liderava o exercito francês contra os ingleses brandindo loas a Santa Catarina.

Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Rouen

Hoje em dia, a Catedral da Praça do Velho Mercado, em Rouen é apenas um amontoado de ruínas onde se crê que ali foi martirizada Joana. Na periferia dessas ruínas foi construída uma igreja que se assemelha a proa de um navio apontada pro céu. Diz-se que os vitrais são remanescentes da catedral original.

Um observador se postando de frente com a nova catedral, terá a sua direita as ruínas e a sua esquerda alguns metros adiante o local exato onde Joana D´Arc foi imolada.