"Bendito é o fruto do vosso ventre"

💫Uma poesia, uma tela, uma música, uma dança algo que saia das mãos do artista, é fruto, mas só podemos colhê-la como semente. E nem sempre temos a paciência de deixar que a mesma brote ou floresça dentro de nós. Vamos ali, em meio a terra que a germina com nossa ânsia por sabê-la ou compreendê-la e já a arrancamos de seu sossego e dizemos, com a mesma entre os dedos: "é isso, é aquilo".

💫Um sentir diante da arte é reviravolta mesmo, mexe por dentro. Aquele que cria sabe que sua arte, seja ela qual for, não veio ao mundo de forma mansa, então, trará ao mundo essa reviravolta por reflexo. Antes, dentro de si, revirou-se o mundo para nascer, explorou milhões de estrelas nesse universo interno para ser, essa centelha. Por isso, acaba-la entre palavras que a restringe a um único broto ou a um único espaço de razão (ego e suas ânsias), é o mesmo que dar contornos ao que é divino crendo-o apenas a partir desse que o contempla. Sim, ele é também isso, mas para além disso, é criação.

💫Assim como para que germine qualquer semente, a terra ou o solo precisa de quietude para dar espaço às confissões da vida em seus movimentos diversos - "ebulição", "efervescência" - assim também é a arte. É fogo sim, chama viva do "espírito" que em ação presencia esse germinar. No segredo e na escuridão da terra, lá está ela, a vida a alimentar essa semente e fazê-la eclodir do original ao novo broto que desponta.

💫Tudo está ali em presença e isso rasga a pele de quem compõe, abre, racha ao meio seus segredos mais íntimos, destrói para nascer. E quando nasce, é o filho - "bendito fruto do vosso ventre" - e é tudo o que não se traduz por um único olhar ou uma passageira opinião. E este, também lança-se ao mundo como fruto e deixa-se em semente fecunda, àquele que puro se entrega ou abre-se para em si permitir que também germine.

💫E nisto, já são outros os movimentos, são outros os segredos e é outra a pele. Não é mais o artista aí, é a semente que em ti foi lançada. Do artista, nem o rastro podemos alcançar. Por isso, deixe ser, para que se possa ver o que disso virá. A arte como semente, é único em você que se permitiu acolher a criação e sabe que em terra fértil, só ha um fim: brotar, florescer e frutificar. Na aridez da razão, só pode sucumbir, qualquer semente.

💫Habitemos o nosso coração "artista" permitindo que em nós floresça a semente, paremos de interpretar o imensurável e nos rendamos ao fruto que é a obra que a nós chega. Só assim correspondemos a nossa natureza, enquanto criação doando ao mundo, nossa real palavra. Só assim somos co-criadores. Aquilo que nasce do espelho que é o fruto do artista, é somente seu. Cabe a ti colocar ao solo, deixar germinar para que floresça.

💫O artista, enquanto criação, não te pede ou pergunta nada, apenas doa de si em fruto, a sua arte. Saboreie e colha da mesma, a semente que em ti, tende a nascer.

🌹Kátia de Souza - 08/06/2021___✏

Na imagem: arte de Andrew Gonzalez

Página no Facebook: Psiquê - Alma e Conhecimento - Kátia de Souza

Blog: Arcanos da Musa