AS LETRAS...

No que estou pensando?

O que podemos esperar de um livro, cuja 68ª edição, data de março de 1939?

Esse livro, foi um Presente da minha professora - Irmã Maria Cecília Xavier, quando fui aprovada para o 3º Ano Primário (1960).

Esse não era o meu livro de leitura, na escola, era um Presente.

Irmã Cecília sabia que eu nunca gostei muito de brinquedos... esse livro e tantos outros, são uma forma de "matar a minha fome de saber", de "viajar pelo mundo e conhecer pessoas"... são meu Passaporte para Meu Lugar Sagrado.

Vou transcrever um pequeno texto, ao pé da letra, cujo título é... 👇

"AS LETRAS

1. Admiras-te de que só com o barro, a pedra e a cal, possam os homens levantar palácios?

Abre o teu livro. Que vês nele? letras, simples sinais: material poderoso com que se constrói obra mais sólida do que a do pedreiro.

2. Tens uma idéia? as letras emprestam-lhe corpo formando uma curta palavra, uma frase, ou desenvolvendo-a em páginas dilatadas.

O que o pedreiro, com todos os materiais, não pode edificar, fá-lo o sábio só com as letras.

O palácio arruina-se, a idéia é eterna e o material de que se serve o Pensamento cabe, como vês, em duas linhas estreitas, que tantas são as que contém o alfabeto.

3. E, com tão pouco, o homem tem feito tudo quanto possuimos, transmitindo, de século a século, pelo livro, como um lume, que era centelha e que é hoje clarão e que ainda há de ser dia esplêndido, os conhecimentos acumulados.

4. Aplica-te ao livro e poderás, um dia, erigir um pequenino edifício com os teus pensamentos, e, ainda que o não ofereças à Humanidade, que exige obra forte, poderás dedicá-lo aos teus, mostrando-lhes como exemplo, a tua vida ora feliz, ora nublada de tristeza, mas sempre pura, correndo sôbre a virtude.”

COELHO NETO

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 10/08/2021
Reeditado em 25/11/2021
Código do texto: T7317830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.