Folclore * Dia 22 de Agosto dia do Folclore *

Um olhar Amoroso em nosso Folclore

*.*

Um olhar carinhoso ao nosso Folclore com suas mágicas lendas, histórias e acervo fantástico das nossas raízes culturais.

Um olhar amoroso e respeitoso para nossa ancestralidade cultural, o horizonte mágico do passado que nos enriquece de saberes para melhor viver no presente e retribuir transmitindo este precioso arsenal cultural para as próximas gerações.

Um olhar para os grandes Mestres que se preocuparam em divulgar o legado em suas obras magistrais como Monteiro Lobato, Mario de Andrade entre outros.

Parabenizo aqui todos os Historiadores, Escritores e Professores na árdua jornada da divulgação do nosso Folclore.

Gratidão e carinho aos Mestres.

Marli Franco

*.*

Folclore

“ De acordo com o artigo de Gilmar da Rocha, os percursores dos estudos folclóricos no Brasil foram Sílvio Romero e Couto de Magalhães, entre outros, no fim do século XIX.

De acordo com o artigo de Gilmar da Rocha, os percursores dos estudos folclóricos no Brasil foram Sílvio Romero e Couto de Magalhães, entre outros, no fim do século XIX.

Na década de 1920, o folclore se tornou tema de interesse de diversos intelectuais brasileiros. Paulistas como Amadeu Amaral e Mário de Andrade são sempre vinculados aos estudos folclóricos no contexto do modernismo brasileiro.”

“Criado pelo Decreto Federal nº 56.747/1965, o dia 22 de agosto foi escolhido para celebrar o folclore em todo o país. O objetivo era dar visibilidade aos movimentos populares.

No estado de São Paulo, o Decreto Estadual nº 48.310/1967 instituiu agosto como o mês do folclore.

O que pode ser considerado folclore.

O folclore abrange uma série de manifestações e artefatos da cultura popular:

Adivinhações

Apelidos de pessoas e de lugares

Artesanato

Brinquedos e brincadeiras infantis

Canções de ninar

Contos populares

Crendices e religiosidade

Danças

Desafios

Despedidas

Encantamentos

Encenações

Festejos tradicionais

Gírias

Juras

Lendas

Linguagem

Literatura oral

Maldições

Medicina popular

Mitos

Música e canções populares

Orações

Provérbios

Saudações

Usos e costumes

Trava-línguas

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/cultura-e-folclore-paulista-o-que-e-folclore.php

*.*

Admirável Mestre da Literatura Monteiro Lobato

Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criar personalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.

As riquezas do folclore brasileiro na obra de Monteiro Lobato

Em um de seus livros, intitulado Histórias de Tia Anastácia, a boneca Emília explica a Pedrinho o significado da palavra “folclore”: “Dona Benta disse que folk quer dizer gente, povo; e lore quer dizer sabedoria, ciência. Folclore são as coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos – os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens populares”.

Quando falamos no folclore brasileiro, a figura do Saci Pererê é, sem dúvida, a maior lembrança. O Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta, e que apronta travessuras o tempo todo. Os primeiros registros de suas histórias vêm dos negros na região Sul do Brasil durante o período colonial, entre fins do século XVIII e início do XIX.

Por conta da sua influência, tornou-se personagem do Sítio do Picapau Amarelo, obra mais famosa de Lobato, em que as crendices e supertições de Tia Anastácia, as histórias de Barnabé e as maldades da Cuca enriquecem o universo da mais fantástica e singular obra da literatura infantil de todos os tempos. Além do Saci, Monteiro Lobato coloca em evidência outros elementos do folclore nacional como o Lobisomem, a Mula Sem-Cabeça, Boitatá, Iara e o Curupira. Vale ressaltar a capacidade de Monteiro Lobato de misturar a mitologia brasileira com personagens da mitologia grega, como a Medusa e Netuno, além de Dom Quixote, capitão Gancho e personagens dos contos de fada, como a Cinderela e o Pequeno-Polegar.

A magnífica obra de Monteiro Lobato, além de divulgar o folclore nacional, ultrapassou seu tempo, rompeu as barreiras e se fixou como uma das grandes produções infantis de todos os tempos.

Escrito por Fabiana Pamplona, assessora de Língua Portuguesa da Editora Moderna.

https://redes.moderna.com.br/2012/08/22/o-folclore-na-obra-de-monteiro-lobato/

*.*

Folclore

1.

conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário.

2.

ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região; demologia, demopsicologia, populário.

Definições de Oxford Languages

*.*

No dia 22 de agosto comemoramos o Folclore no Brasil.

*.*

Marli Franco
Enviado por Marli Franco em 14/08/2021
Reeditado em 23/08/2023
Código do texto: T7320729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.