A vida quer você ...

Não, não concedo nomes ao que não sei. Tento, neste momento, abrir mão da presunção que me é companheira a tanto tempo, de conceder razão ao que sem razão se faz. E se assim é, é porque há de ser por alguma razão que eu desconheço. Por isso, nesse agora, deixo ao que é, ser.

Não, não concordo com tudo. Não cai em meu colo todas as coisas com aceitação. Aprendi a ver minhas rebeldias, rejeições e resistências de outra forma e pude nisso abrir brechas à compreensão. Olho para o que não sei com uma plena interrogação gritante e deixo ser quando esta em mim, permanece. E quando em mim ouço a palavra: vá! Então vou e com minhas próprias mãos atuo segundo este chamado que é, não raro, diante das inúmeras experiências que a vida me oferece.

E é nisto que as prioridades, nascem. E não nos enganemos; não é por serem eleitas "prioridades" que são as mais importantes. É, para mim, apenas um sinalizador do quanto em nós, precisamos respeitar o que nos cabe ou podemos suportar, no momento. E nisto, respeitar nossos limites.

Quando reconhecemos que nossos braços e pernas "não alcançam" o infinito, passamos a ver a vida em sua plenitude. Em sua inteireza propriamente, pois, a mesma não é feita apenas daquilo que podemos fazer, mas também daquilo que não podemos. E ainda, daquilo que não nos cabe.

Por isso, solte aquilo que não te pertence no momento, se tiver que ser e vir a ser, mais tarde, virá. A vida quando respeitada em sua inteireza, traz de volta esse respeito. Quando em você encontrar espaço para te enviar o que não pôde ser cuidado, no agora, ela te trará o que é preciso. E ainda é tão generosa que quando trouxer, já traz exatamente do tamanho em que você se encontra. Por isso, cuidar de si e buscar em si ouvir a voz dessa natureza que somos, faz toda diferença.

Aceite-se em sua completude, compreendendo que és "incompleto" e o que talvez lhe falte nesse momento, somente poderá vir, quando o que sabes e reconhece nesse agora, encontra cuidado e respeito da sua parte.

A vida não quer de você perfeição - acertos ou o que entende por certo. A vida quer você, naquilo que és, nesse agora.

Kátia de Souza - 26/08/2021