TUDO QUE SOBE, TAMBÉM DESCE

A vida é mesmo cheia de altos e baixos, dessa forma, nada sobe para sempre. Em geral, quando olhamos para trás, ou para a esquerda do gráfico da existência, logo, observamos claramente esses grandes desníveis pelos quais passamos. Entretanto, em raras situações, ou circunstância, em especial, quando a nossa subida em qualquer aérea da vida é vertiginosa demais, corre se um extremo risco de ser também meteórica, ou seja, de descer com a mesma velocidade que subiu, ou às vezes, até mais rápido. Nesses casos vertiginosos e meteóricos ao olharmos para a parte de trás com o objetivo de fazer a análise gráfica da trajetória da vida, ficamos muito assustados por não haver aqueles padrões típicos dos alto e baixos. Por isso, não encontramos nenhum outro pico anterior para ser a nossa referência onde terminaria a descida drástica.

Então, a primeira conclusão que chegamos, é a seguinte: numa subida vertiginosa e muito repentina, sem as formações dos pontos altos de suportes, caracterizados pelos altos e baixos da vida. Consequentemente, esses suportes servem para frear as descidas meteóricas de forma a evitar que terminemos no marco zero, ou até mesmo num vale muito profundo, de onde será muito difícil sair dele, além de ser quase impossível subir de novamente para ocupar os lugares mais altos.

A segunda lição, é a mais óbvia, por isso, também e a mais comum. Assim sendo, todas às vezes que subimos devagar, inclusive nos modos repentinos, além disso, incluindo as formas agressivas de subir! Mas, ao olharmos para trás é possível observar aqueles padrões típicos de vários desníveis que são os pontos de referências confiáveis o suficiente para frear as descidas. Por conseguinte, podemos esperar que não iremos descer até o marco zero, ou mesmo, dificilmente iremos nos desembocar num grande vale. Dessa forma, ainda durante a subida já podemos nos preparar para uma descida controlada e bem previsível, assim como, já esperar uma nova subida consecutiva.

Por essa razão, é que os altos e baixos da vida são importantíssimos para se ter uma vida sustentável, de modo que, ao longo do tempo se forma suportes cada vez mais altos, que consequentemente funcionam com bases sólidas de apoio para outras subidas maiores e mais saudáveis. Dessa forma, podemos dizer que, uma vida sem essas bases formadas pelos alto e baixos, não se sustenta, pois, não há de algo de fato, para se segurar no topo, ou no meio da descida de uma queda livre. Além disso, na falta desses suportes, a gravidade atua violentamente, além do mais, sem piedade puxando o para baixo, principalmente quando as forças de subida forem escassas.

Então, não reclame, e nem fiquem entediados com os padrões típicos dos altos e baixos, uma vez que, eles são sabedorias e fortalezas da própria vida, que existe, unicamente para lhe proteger das grandes quedas. Além do mais, é o local seguro de onde começará a sua próxima subida em direção aos pontos específicos, ainda mais altos, nunca antes alcançados.

UnicoSaber % FilosofiaColoquial 30/08/21

SÃO MAIS DE 300 LIVROS ESCRITOS E TAMBÉM PUBLICADOS.

BAIXE E LEIA LivroDeUnicaPagina NA AMAZON.COM