Respeitai-vos uns aos outros

Disse Jesus: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Sou muito sincero comigo mesmo: Jesus, sendo Deus, consegue (e é incrível esse Amor cheio de Graça, Perdão e Redenção); nós, já nascidos em pecado, não conseguimos! Podemos tentar? Claro que sim, afinal cada pessoa é livre para fazer o que acha ou crê que deva fazer.

Porém, acho que "amar o próximo como a si mesmo", na prática, poucos de nós fazem isso, como a Bíblia nos ensina. A gente vê muitas pregações belíssimas sobre o amor, como "o amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta..." Todavia, a gente não consegue amar dessa forma, como está escrito na Epístola aos Coríntios e em partes do Novo Testamento.

Outro ponto a se pensar: o amor é um sentimento muito forte, incrível e perigoso também: quantas barbaridades o ser humano não cometeu ao longo da história em "nome do amor a Deus, do amor às causas grandiosas; o amor à conversão_ nem que seja na marra_ das almas dos "pecadores"; o amor à liberdade etc. Quantos crimes não são cometidos, todo dia, com base na crença particular do "amor" a outras pessoas, os denominados "crimes passionais"?!! "O amor mata várias vezes em diferentes contextos e formas". Temos que ter muito cuidado com o "amor", eu acho!

Penso que poderíamos mudar esse "imperativo categórico cristão" para um "mandamento" mais possível de ser realizado em nosso dia a dia: "Respeitai-vos uns aos outros". Isso mesmo, o respeito a si e aos demais, por mais que nossos semelhantes sejam completamente diferentes de nós!

E o que é o "respeito"? Segundo o dicionário on-line, "o respeito é o sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de ser malcriada ou de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros; estima, afeição, consideração."

Alguém dirá: o amor é uma atitude, não é um sentimento! Discordo! Toda as ações humanas são iniciadas primeiramente no reino invisível dos instintos, das emoções, das vontades, e ganhando "força, forma, alento, vida", são posteriormente traduzidas em ações. Ora, o ato de respeitar nossos semelhantes, não é, obviamente, uma ação? Claro que é!

Por conseguinte, independente de credos, etnias, filosofias, bandeiras, culturas, idiossincrasias etc., penso que se respeitássemos uns aos outros, o mundo seria um lugar menos ruim para se viver e se conviver; se respeitássemos uns aos outros poderíamos ser mais humanos do que podemos imaginar.

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 03/09/2021
Código do texto: T7334522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.