AMOR FANTASMA NÃO FAZ BEM PRA NINGUÉM

AMOR FANTASMA NÃO FAZ BEM PRA NINGUÉM

Essa frase foi dita por minha mãe. E fiquei a pensar no sentido e impacto dessa expressão na vida diária. Sim! O contexto em que ela foi mencionada deu uma dimensão profunda ao termo Amor Fantasma. Mas do que realmente se trata?

A ideia central desse tal Amor Fantasma tem a ver com aquele amor que nutrimos e não é correspondido. Fala de um amor unilateral, até mesmo platônico, do tipo que muitos de nós trazemos na nossa jornada... É a síntese da paixão adolescente não superada na fase adulta, é a sinopse de nossa ontologia em muito casos, como conheço, de pessoas que viveram suas vidas na esperança de um regresso do amor de outrora.

Amor Fantasma é, antes de tudo, o amor que apela na desesperançada angústia de uma presença que se reflete na saudade, a indomável saudade que insta contra novas possibilidades. É, de modo violento e aterrador, um quê de desonestidade em relação aos nossos possíveis encontros futuros, como se eles, à medida que acontecem, não substituissem esse tal amor.

Em última instância, Amor Fantasma é a incógnita da própria alma, um acalorado ensejo de viver, como se lá, no âmago desse suposto amor, houvesse senão a centelha da vida. Alimentar esse fantasma é duelar em si mesmo todos os dias. A questão é: Vale a pena viver o Amor Fantasma em detrimento aos amores de agora, se suspeitamos, um e outro são líquidos?

F.Fidelis

Psicanalista, Hipnoterapeuta Clínico, Programador Neuro Lingüístico, Treinador e Escritor

FidelisF
Enviado por FidelisF em 27/09/2021
Código do texto: T7351757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.